Objetivo do estudo
Analisar os fatores que moldam o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas direcionadas à geração de energia solar enquanto fonte renovável de energia.
Relevância/originalidade
Este estudo é crucial para promover estratégias eficazes de energia renovável, pois o sucesso das políticas públicas depende da melhoria dos processos político-administrativos, facilitando a execução das ações planejadas.
Metodologia/abordagem
Adotou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo no que concerne ao objetivo, tendo como procedimento técnico a pesquisa de campo com ênfase no método de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado.
Principais resultados
Os resultados destacam a necessidade de estratégias mais eficazes em políticas públicas de energias renováveis, com benefícios claros para negócios e sociedade. A resistência das distribuidoras e influência política reforçam a necessidade de transparência nas políticas energéticas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo examina como as políticas públicas afetam a energia renovável, considerando influências políticas e empresariais na implementação das políticas energéticas, além de analisar os desafios das distribuidoras e identificar estratégias eficazes para políticas de energias renováveis.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo contribui socialmente ao promover o uso de energias renováveis, enquanto para a gestão, oferece insights para a formulação e implementação de políticas públicas energéticas mais eficazes e transparentes.