Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE NOVA SERRANA- MG: ANÁLISE A PARTIR DO OCTÓGONO DA INOVAÇÃO
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Tema

Organizações, Processos e Projetos Inovadores e Empreendedores

Autores

Nome
1 - Isabela Coelho Morais
Faculdade de Nova Serrana (FANS) - Nova Serrana
2 - Maria Paula Campos Rodrigues
Faculdade de Nova Serrana (FANS) - Nova Serrana
3 - Marcelo Agenor Espíndola
Faculdade de Nova Serrana (FANS) - Nova Serrana - MG
4 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a gestão da inovação em uma cooperativa de crédito de Nova Serrana – MG, a partir do octógono da inovação proposto por Scherer e Carlomagno (2009), modelo validado por outras pesquisas cujo diagnóstico permite uma análise da gestão da inovação.
Relevância/originalidade
Contribuição para o conhecimento científico por meio de uma proposta teórico-empírica, emergindo reflexões a partir do octógono da inovação. Na dinâmica gerencial, por oferecer à cooperativa envolvida a oportunidade de autoavaliação e benchmarking comparativo a partir das dimensões do modelo teórico utilizado.
Metodologia/abordagem
Estudo de natureza descritiva e caráter qualitativo e quantitativo em uma cooperativa de crédito do município de Nova Serrana- MG Para tanto envolveu os membros da comissão de inovação Como instrumento aplicou-se um roteiro de entrevistas e um questionário junto aos envolvidos.
Principais resultados
Os resultados alcançados permitiram compreender os aspectos determinantes para a inovação na respectiva cooperativa, evidenciados principalmente na categoria ‘Estratégia’, bem como suas deficiências, sobretudo na dimensão ‘Funding’, evidenciando a dimensão temporal de atuação do comitê de inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica, colabora para ampliação do campo de estudos e compreensão dos aspectos da inovação no contexto das cooperativas de crédito. Como contribuição prática, consolida a aplicação do modelo utilizado, elaborado a partir de referencial validado pela literatura.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição gerencial, oferece oportunidade de desenvolvimento de ações e projetos de inovação que visam melhorar competitividade da cooperativa, sobretudo na dimensão da disseminação de uma cultura mais inovadora impulsionada pelas ações da comissão de inovação, otimizando os processos junto aos cooperados.

Abstract

Study goals
Analyze innovation management in a credit cooperative in Nova Serrana – MG, based on the innovation octagon proposed by Scherer and Carlomagno (2009), a model validated by other research whose diagnosis allows an analysis of innovation management.
Relevance / originality
Contribution to scientific knowledge through a theoretical-empirical proposal, emerging reflections from the octagon of innovation. In managerial dynamics, by offering the cooperative involved the opportunity for self-assessment and comparative benchmarking based on the dimensions of the theoretical model used.
Methodology / approach
Study of a descriptive nature and qualitative and quantitative nature in a credit cooperative. To this end, it involved the members of the innovation committee An interview guide and a questionnaire were applied to those involved as an instrument.
Main results
The results achieved allowed us to understand the determining aspects for innovation in the respective cooperative, highlighted mainly in the 'Strategy' category, as well as its deficiencies, especially in the 'Funding' dimension, highlighting the temporal dimension of the innovation committee's action.
Theoretical / methodological contributions
As a theoretical contribution, it contributes to expanding the field of study and understanding aspects of innovation in the context of credit cooperatives As a practical contribution, it consolidates the application of the model used, created based on a reference validated.
Social / management contributions
As a managerial contribution, it offers an opportunity to develop innovation actions and projects that aim to improve the cooperative's competitiveness, especially in the dimension of disseminating a more innovative culture driven by the actions of the innovation committee, optimizing processes.