Objetivo do estudo
Este estudo teve por objetivo desenvolver mapeamento teórico e prático da jornada do cliente, com etapas de gestão da experiência do cliente e definição das métricas da avaliação do retorno sobre a experiência do cliente em empresa criadora de software.
Relevância/originalidade
O presente trabalho contribui no entendimento da jornada do cliente e o seu impacto na experiência final do cliente. Ainda, faz o desenvolvimento teórico e empírico no contexto de empresa desenvolvedora de software, contemplando este perfil de consumidor.
Metodologia/abordagem
O método de pesquisa escolhido para este estudo foi o Estudo de Caso, com orientação qualitativa. Já o objetivo da pesquisa exploratório, mediante o emprego de entrevistas semiestruturadas, o que permitiu aprofundar o conhecimento empírico sobre o tema.
Principais resultados
Identificou-se que a organização utiliza estratégias de Customer Experience nos setores de Marketing e de Operações. Existem possibilidades de melhorias em processos internos e externos. Pode-se identificar consumidores, segmentá-los, potencializar o processo de jornada de cliente e melhorar o software.
Contribuições teóricas/metodológicas
As organizações contemporâneas estão cientes que, além de ofertar produtos e serviços, precisam garantir experiências marcantes aos consumidores. Este trabalho pode ser replicado em empresas de diferentes portes e segmentos, para verificar o gerenciamento da experiência do cliente.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa oportunizou a elaboração de um plano para a gestão da experiência do cliente, cuja finalidade é a modernização organizacional com foco na entrega de valor. O aumento da satisfação e retenção dos clientes é relevante para rentabilidade empresarial.