Resumo

Título do Artigo

PRATIQUE, MAS COMUNIQUE: A INFLUÊNCIA DAS PERCEPÇÕES ESG NA RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM MERCADOS EMERGENTES
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa e ESG

Autores

Nome
1 - Izabelli Rocha Alves
USP/ESALQ - PECEGE - Piracicaba
2 - Eduardo Mesquita
SENAC - Santo Amaro
3 - Nairana Radtke Caneppele
Centro Universitário Unihorizontes - Belo Horizonte - MG
4 - Fellipe Silva Martins
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGI

Reumo

Objetivo do estudo
Esta investigação explora a influência dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) percebidos na retenção de funcionários, destacando os papéis mediadores do orgulho e da satis-fação dos funcionários e examinando o efeito moderador do comportamento pró-ambiental dos funcionários.
Relevância/originalidade
As descobertas oferecem insights substanciais para acadêmicos e profissionais, enfatizando a interseção crítica dos fatores ESG e dos comportamentos dos funcionários na definição de estratégias de retenção organizacional, especialmente em mercados emergentes como o Brasil.
Metodologia/abordagem
Conduzido no contexto dinâmico do Brasil, um mercado emergente com desafios socioeconômicos e ambientais significativos, um estudo baseado em pesquisa com 237 entrevistados foi analisado usando Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para descobrir a dinâmica em jogo.
Principais resultados
Os resultados sublinham o papel significativo das percepções ESG na promoção da retenção dos funcionários, principalmente através dos caminhos do aumento da satisfação e do orgulho entre os funcionários.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ao vincular nossas descobertas à teoria da identidade social e à teoria da justiça organizacional, contribuímos para a compreensão mais ampla do papel do ESG na melhoria do desempenho organizacional e do bem-estar dos funcionários em mercados emergentes.
Contribuições sociais/para a gestão
Nosso estudo demonstra a importância das práticas ESG na retenção de funcionários.

Abstract

Study goals
This investigation explores the influence of perceived Environmental, Social, and Governance (ESG) factors on employee retention, highlighting the mediating roles of employee pride and satisfaction, and examining the moderating effect of employees' pro-environmental behavior.
Relevance / originality
These findings offer substantial insights for scholars and practitioners alike, emphasizing the critical intersection of ESG factors and employee behaviors in shaping organizational retention strategies, particularly in emerging markets like Brazil.
Methodology / approach
Conducted within the dynamic context of Brazil, an emerging market with significant socio-economic and environmental challenges, a survey-based study of 237 respondents was analyzed using Structural Equation Modeling (SEM) to uncover the dynamics at play.
Main results
The results underscore the significant role of ESG perceptions in promoting employee retention, primarily through the avenues of increased satisfaction and pride among employees.
Theoretical / methodological contributions
By linking our findings to social identity theory and organizational justice theory, we contribute to the broader understanding of ESG's role in enhancing organizational performance and employee well-being in emerging markets.
Social / management contributions
Our study demonstrates the importance of ESG practices in employee retention.