Resumo

Título do Artigo

A INTERSECÇÃO DAS MARCAS COM A IDENTIDADE GLOBAL, LOCAL E REGIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Gestão Estratégica de Marcas

Autores

Nome
1 - DIOGO LEITE DA CRUZ
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - SÃO PAULO
2 - Joana Rosa Cardoso de Carvalho
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Campus Tech
3 - Aline Delmanto
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Espm Tech
4 - Vivian Iara Strehlau
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - PPGA e MPCC

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é realizar uma RSL sobre identidade global, local e regional e sua relação com as marcas globais, locais e regionais
Relevância/originalidade
Ampliar o conhecimento sobre identidade global, local e regional e marcas, fornecendo uma visão abrangente da literatura existente e mostrando o estado atual do domínio
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura seguida pelo protocolo PRIMAS e R Studio
Principais resultados
A pesquisa destaca a importância de compreender as preferências culturais dos consumidores para criar comunicações de marca mais relevantes e autênticas, além de influenciar o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades de diferentes grupos demográficos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo estende a literatura de marketing ao integrar as dimensões de identidade global, local e regional, proporcionando uma visão abrangente sobre como essas identidades interagem com marcas globais e locais.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa fornece insights sobre como as identidades globais, locais e regionais influenciam o comportamento do consumidor. Isso permite que os gestores desenvolvam estratégias de marketing mais eficazes, adaptadas às especificidades culturais de diferentes mercados.

Abstract

Study goals
The aim of this study is to conduct a systematic literature review (SLR) on global, local, and regional identity and its relationship with global, local, and regional brands
Relevance / originality
To expand the knowledge on global, local, and regional identity and brands by providing a comprehensive overview of the existing literature and presenting the current state of the field
Methodology / approach
Systematic literature review following the PRISMA protocol and R Studio
Main results
The research highlights the importance of understanding consumers' cultural preferences to create more relevant and authentic brand communications, as well as to influence the development of products that meet the needs of different demographic groups
Theoretical / methodological contributions
The study extends the marketing literature by integrating the dimensions of global, local, and regional identity, providing a comprehensive view of how these identities interact with global and local brands.
Social / management contributions
The research provides insights into how global, local, and regional identities influence consumer behavior. This enables managers to develop more effective marketing strategies tailored to the cultural specificities of different markets