Objetivo do estudo
Apresentar uma metodologia e uma ferramenta para realizar de maneira automática o dimensionamento de enfermagem em hospitais usando algoritmos genéticos, mantendo a conformidade com as normas técnicas definidas pelo Conselho Federal de Enfermagem e com a legislação trabalhista brasileira.
Relevância/originalidade
O presente estudo apresenta uma forma alternativa de realizar o dimensionamento de enfermagem, que hoje é feito manualmente. Estudos anteriores não consideram o contexto brasileiro, muito menos as normas técnicas definidas pelo Conselho Federal de Enfermagem do Brasil no ano de 2024.
Metodologia/abordagem
O problema foi modelado como um problema de otimização, com base tanto na legislação trabalhista brasileira quanto nas normas do Conselho Federal de Enfermagem. A busca pelas soluções ótimas foi feita usando algoritmos genéticos.
Principais resultados
Foram obtidas escalas que cumprem com os requisitos estabelecidos na legislação para 2 cenários diferentes. Também foi desenvolvida uma ferramenta para que pessoas sem conhecimento em programação possam utilizar a metodologia e aplicar em seus respectivos cenários hospitalares.
Contribuições teóricas/metodológicas
Uso de algoritmos genéticos na Gestão de Pessoas para contextos em que há critérios de dimensionamento de pessoal específicos a serem cumpridos e com funcionários trabalhando em escalas diferentes, não apenas no contexto hospitalar.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma ferramenta fácil de ser utilizada e que pode servir no contexto de muitos hospitais brasileiros, e uma metodologia de dimensionamento de pessoal que pode ser usada em outros contextos de gestão de pessoas.