Resumo

Título do Artigo

PROCESSOS E PRÁTICAS ADOTADAS PARA RECUPERAÇÃO E REENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS: UMA PESQUISA AÇÃO APLICADA A UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM E-COMMERCE
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - VALMIR ANTONIO DE ALMEIDA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Gislaine da Motta Bastos Matsukawa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA / PPGP
4 - André Torres Urdan
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Este relatório técnico descreve uma Pesquisa-Ação em um projeto de recuperação em uma iniciativa de transformação digital afetada pela perda do principal patrono e pela necessidade de reengajar stakeholders, visando implementar um sistema de e-commerce para reduzir custos de intermediação de vendas
Relevância/originalidade
A perda de patronos e o reengajamento de novos stakeholders exigem ações corretivas nos projetos. Contudo, essas medidas não são abordadas adequadamente em pesquisas, que enfatizam medidas prescritivas e preditivas, oferecendo oportunidades para pesquisas adicionais sobre o tema
Metodologia/abordagem
Os procedimentos adotados no relato se basearam na execução da pesquisa-ação, e incluíram: diagnósticos dos problemas relacionados à necessidade de engajamento de novos stakeholders, planejamento de intervenções e análise crítica dos resultados, tendo um dos autores como participante
Principais resultados
Os resultados das intervenções deste estudo indicam medidas corretivas para identificar novos stakeholders, alterar seus papéis e envolvê-los no projeto, permitindo o desenvolvimento de uma estrutura e processos de gestão dos stakeholders ao longo do ciclo de vida do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa, ao descrever a relação cliente-fornecedor e seus interesses na aplicação de medidas corretivas de engajamento de stakeholders, contribui teoricamente para o entendimento deste processo, bem como apresenta processos envolvendo contenção de problemas e ações de reengajamento de stakeholders.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresenta um conjunto de medidas e passos destinados a gerar pessoas para execução de atividades, bem como melhorar as relações sociais e a confiança numa relação cliente-fornecedor em projetos e como tratar dados sigilosos em projetos.

Abstract

Study goals
The procedures adopted for the execution of action research included diagnosing issues related to the need for engaging new stakeholders, planning interventions, and critically analyzing the results
Relevance / originality
The loss of patrons and the reengagement of new stakeholders require corrective actions in projects. However, these measures are not adequately addressed in research, which tends to emphasize prescriptive and predictive measures, offering opportunities for further investigation on the topic.
Methodology / approach
The procedures adopted in the report were based on the execution of action research and included diagnosing issues related to the need for engaging new stakeholders, planning interventions, and critically analyzing the results, with one of the authors participating
Main results
The results of the interventions in this study indicate corrective measures to identify new stakeholders, change their roles, and involve them in the project, allowing for the development of a framework and stakeholder management processes throughout the project lifecycle.
Theoretical / methodological contributions
This research, while describing the client-supplier relationship and their interests in implementing corrective measures for stakeholder engagement, theoretically contributes to the understanding of this process and also presents processes involving problem containment and stakeholder re-engagement.
Social / management contributions
It presents a set of measures and steps aimed at generating individuals for task execution, as well as improving social relationships and trust in a client-supplier relationship within projects, including handling confidential data.