Objetivo do estudo
O objetivo da pesquisa é pensar o teletrabalho sob o prisma da tecnologia e esta enquanto mediadora do poder e controle, no contexto das organizações Para tanto, este artigo se utiliza de maneira especial da teoria crítica.
Relevância/originalidade
A relevância deste trabalho concerne à atualidade de sua temâtica Poder e tecnologia são elementos concernentes ao ambiente organizacional que coexistem e promovem efeitos em diversas esferas das relações de trabalho Compreender como essa dinâmica ocorre, torna-se crucial.
Metodologia/abordagem
Este estudo no formato de ensaio teórico consiste em avaliar a evolução dos constructos sobre poder e tecnologia, e identificar seus desdobramentos sobre as relações de trabalho, dentre eles, o teletrabalho.
Principais resultados
Os resultados demonstram que a dinâmica do teletrabalho comporta vantagens e desvantagem aos trabalhadores Se por um lado ele dá maior liberdade e flexibilidade ao trabalhador, por outro ele se apropria do tempo do trabalhador de uma forma muito mais dominadora.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica da relação entre o poder e as tecnologias fica evidente ao construir um diálogo entre os autores A permissibilidade do controle com o uso do teletrabalho, configura um achado importante, que deve ser objeto de estudos empíricos futuros.
Contribuições sociais/para a gestão
O poder e a tecnologia, sob a ótica da racionalidade instrumental e com o advento do teletrabalho demonstram que os indivíduos enriqueçam suas atividades e possuam maior flexibilidade do seu tempo, porém permitem maior vigilância sob a produtividade e o tempo.