Resumo

Título do Artigo

CAMPO RELACIONAL COMO DIFERENCIAL COMPETIVO NO CONTEXTDO DO TERCEIRO LUGAR NO VAREJO DE STRIP MALLS
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Givaldo Guilherme dos Santos
Universidade Evangélica do Paraguai - Campus Gutemberg
2 - Adilson Guilherme dos Santos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas - II
3 - Manuel Meireles
UNIFACCAMP - Programa de Mestrado e Doutorado Profissional
4 - Cristiane de Oliveira Barros
FACULDADE MARIA THEREZA - NITERÓI

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a importância do campo relacional e o terceiro lugar e sua influência no varejo.
Relevância/originalidade
A importância na mudança de comportamento de consumo.
Metodologia/abordagem
Método com abordagem qualitativa de caráter descritivo. Pesquisa de campo com entrevistas abertas com gestores.
Principais resultados
A correlação do campo relacional e o terceiro lugar em ambientes de varejo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados da análise de conteúdo corroboram com o referencial teórico apresentado A criação de ambientes acolhedores e a promoção de eventos e atividades estão alinhados com o conceito de “terceiro lugar”, que enfatiza a importância de espaços que proporcionem experiências.
Contribuições sociais/para a gestão
Os principais achados na pesquisa corroboram com a importância do tema central “Terceiro Lugar” em constatar na pesquisa empírica conforme os depoimentos dos gestores, numa unanimidade em admitir a construção de relacionamentos no ambiente de varejo.

Abstract

Study goals
Analyze the importance of the relational field and the third place and its influence on retail.
Relevance / originality
The importance of changing consumer behavior.
Methodology / approach
Method with a qualitative approach of a descriptive nature. Field research with open interviews with managers.
Main results
The correlation of the relational field and the third place in retail environments.
Theoretical / methodological contributions
The results of the content analysis corroborate the theoretical framework presented. The creation of welcoming environments and the promotion of events and activities are aligned with the concept of “third place”, which emphasizes the importance of spaces that provide experiences.
Social / management contributions
The main findings in the research corroborate the importance of the central theme “Third Place” in empirical research, as demonstrated by the statements of managers, in a unanimous acceptance of the construction of relationships in the retail environment.