Objetivo do estudo
Analisar os editais de políticas públicas para inovação voltadas a mulheres empreendedoras em Pernambuco.
Relevância/originalidade
O estudo destaca a importância das políticas públicas na promoção do empreendedorismo feminino e inovação, alinhando-se com as diretrizes da Agenda 2030 da ONU para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Metodologia/abordagem
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa básica, utilizando a análise de conteúdo de sete editais de inovação direcionados a mulheres empreendedoras em Pernambuco, publicados entre 2020 e 2024.
Principais resultados
Indicação de que os editais analisados promovem a inovação alinhada à competitividade e sustentabilidade, destacando a importância de parcerias estratégicas e da inclusão digital Além disso, reforçam o empoderamento feminino e a redução das disparidades de gênero no empreendedorismo pernambucano.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece contribuições acadêmicas uma vez que sua análise enriquece a literatura sobre empreendedorismo feminino e políticas públicas de inovação, sublinhando a importância de políticas inclusivas e sustentáveis, fortalecendo o debate acadêmico sobre inovação e igualdade de gênero.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo destaca a importância dos editais em promover um ambiente empresarial inclusivo, oferecendo suporte financeiro e capacitação às mulheres empreendedoras em Pernambuco, auxiliando na superação de barreiras culturais e financeiras, e fortalecendo políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.