Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA RELAÇÃO ENTRE O ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E A COCRIAÇÃO DE VALOR
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Cooperativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho
3 - Adiemir Hortega Medeiros
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro - SP
4 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é identificar o efeito da transformação digital na relação entre o engajamento de stakeholders e a cocriação de valor, focando no ambiente B2B.BUsca entender essa relação e mensurar o impacto da transformação digital na cocriação de valor.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo está em explorar o impacto da transformação digital na relação entre engajamento de stakeholders e cocriação de valor no contexto B2B, um campo ainda pouco estudado, oferecendo uma análise original e quantitativa sobre essa interdependência.
Metodologia/abordagem
O estudo utiliza uma abordagem quantitativa baseada em modelagem de equações estruturais (VB-SEM). Os dados foram coletados por meio de uma survey com respostas de profissionais envolvidos em processos de transformação digital no contexto B2B.
Principais resultados
Os principais resultados do estudo confirmam que há uma relação positiva entre o engajamento de stakeholders e a cocriação de valor. Além disso, a transformação digital medeia essa relação, ampliando o impacto positivo do engajamento de stakeholders na cocriação de valor​.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui teoricamente ao confirmar o papel do engajamento de stakeholders na cocriação de valor, mediado pela transformação digital. Metodologicamente, aplica a modelagem de equações estruturais (VB-SEM) no contexto B2B, uma abordagem inovadora e pouco explorada.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo sugere que as organizações devem investir em engajamento de stakeholders e transformação digital para melhorar a cocriação de valor. Isso promove melhores práticas de gestão e cria um ambiente colaborativo, impactando positivamente a inovação e a eficiência organizacional​.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to identify the effect of digital transformation on the relationship between stakeholder engagement and value co-creation, focusing on the B2B environment. BUsca understand this relationship and measure the impact of digital transformation on co-creation
Relevance / originality
The relevance of the study lies in exploring the impact of digital transformation on the relationship between stakeholder engagement and value co-creation in the B2B context, a field that is still little studied, offering an original and quantitative analysis of this interdependence.
Methodology / approach
The study uses a quantitative approach based on structural equation modeling (VB-SEM). The data were collected through a survey with responses from professionals involved in digital transformation processes in the B2B context.
Main results
The main results of the study confirm that there is a positive relationship between stakeholder engagement and co-creation of value. In addition, digital transformation mediates this relationship, expanding the positive impact of stakeholder engagement in the co-creation of value.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes theoretically by confirming the role of stakeholder engagement in the co-creation of value, mediated by digital transformation. Methodologically, it applies structural equation modeling (VB-SEM) in the B2B context, an innovative and underexplored approach.
Social / management contributions
The study suggests that organizations should invest in stakeholder engagement and digital transformation to improve co-creation of value. This promotes better management practices and creates a collaborative environment, positively impacting innovation and organizational efficiency.