Objetivo do estudo
Objetiva investigar os impactos da atividade turística no território e a sua insustentabilidade atual, além de verificar como a gestão de projetos pode contribuir para mitigar os riscos negativos e potencializar as ações que contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Relevância/originalidade
O entendimento dos processos da implantação do turismo no território e suas consequências é a base para a construção multidisciplinar de planos e projetos urbanos que visem ao atendimento dos ODS, tendo a gestão de projetos como uma ferramenta estruturadora.
Metodologia/abordagem
Adota-se a revisão bibliográfica e estudos de impacto como metodologia de desenvolvimento deste estudo.
Principais resultados
O estudo demonstrou que por meio de uma gestão de projetos integrada ao planejamento urbano e turístico pode-se alcançar resultados a longo prazo consistentes, garantindo que o desenvolvimento turístico seja não apenas atraente, mas também sustentável e inclusiva.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ao aplicar princípios e técnicas de gestão de projetos, as cidades podem desenvolver estratégias mais coerentes e sustentáveis, que alinhem o crescimento do turismo com os interesses e o bem-estar da comunidade local.
Contribuições sociais/para a gestão
A chave para um desenvolvimento urbano sustentável no contexto do turismo reside na capacidade das cidades de inovar na gestão de seus territórios, integrando tecnologias emergentes e abordagens criativas com um forte compromisso com a sustentabilidade e a justiça social.