Resumo

Título do Artigo

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Pesquisa científica em sustentabilidade e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - Wanderson Dutra Gresele
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Marechal Cândido Rondon
2 - ANDREZA APARECIDA BARBOSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - André Torres Urdan
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA / PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo busca analisar a relação entre transformação digital e sustentabilidade no ensino superior. Por meio de um estudo bibliográfico, entender como a transformação digital e sustentabilidade se entrelaçam e estão presentes no contexto das instituições de ensino superior.
Relevância/originalidade
Relevante por abordar a convergência de duas áreas impactantes, a transformação digital e a sustentabilidade, destacando como as instituições de ensino superior estão adaptando e/ou influenciando a sociedade em face de desafios A originalidade reside na aplicação de técnicas bibliométricas.
Metodologia/abordagem
Utilizamos as técnicas bibliométricas para avaliar atividades científicas e publicações das bases de dados Scopus e Web of Science (WoS) quanto aos temas de pesquisa Foram utilizados métodos quantitativos e contagens estatísticas com a ferramenta PyBibX, uma biblioteca Python para análise bibliométrica.
Principais resultados
Identificamos ser um campo emergente de pesquisas, com um crescente interesse e intensificação dos trabalhos na área, em especial após a Pandemia COVID-19 Apesar da colaboração entre atores, esses relacionamentos são ainda incipientes Há dois tópicos principais na literatura.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribui teoricamente ao explorar e compreender a transformação digital e sustentabilidade no ensino superior Metodologicamente, destaca-se a aplicação de técnicas de análise de dados, como UMAP (Uniform Manifold Approximation and Projection), Modelagem de Tópicos e Deep Learning.
Contribuições sociais/para a gestão
Para as instituições de ensino superior (IES) sugere-se a necessidade de integrar a transformação digital e a sustentabilidade, preparando-se melhor para enfrentar desafios globais e promover um futuro mais inclusivo e sustentável.

Abstract

Study goals
The study seeks to analyze the relationship between digital transformation and sustainability in higher education. Through a bibliographic study, understand how digital transformation and sustainability are intertwined and present in the context of higher education institutions.
Relevance / originality
This study is relevant as it explores the convergence of digital transformation and sustainability, focusing on how higher education institutions adapt and influence society. The originality lies in applying bibliometric techniques to map and understand these emerging trends.
Methodology / approach
We applied bibliometric techniques to analyze scientific publications from Scopus and WoS, using PyBibX for quantitative analysis. The study included exploratory data analysis, network analysis, and topic modeling based on Deep Learning to evaluate research topics effectively.
Main results
We identified this as an emerging research field with increasing interest, especially post-COVID-19. Collaboration among actors is still developing. The literature focuses on two main topics: teaching and learning challenges in higher education, and sustainability, economic development, and universities' societal roles.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes theoretically by exploring the intersection of digital transformation and sustainability in higher education Methodologically, it highlights the use of advanced data analysis techniques, including UMAP, Topic Modeling, and Deep Learning, to map trends and patterns in large volumes of
Social / management contributions
For HEIs, integrating digital transformation and sustainability is crucial for addressing global challenges and fostering a more inclusive and sustainable future. Socially, the study emphasizes the importance of adaptable curricula that incorporate sustainable development principles, enhancing the training of future professionals.