Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE MARKETING NO SEGMENTO ATACADISTA: O CASO DE UM CLUBE DE COMPRAS INTERNACIONAL
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Tema

Gestão Estratégica de Marcas

Autores

Nome
1 - Livia Brez Basilio
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Fabricio Martins Lacerda
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a eficácia das estratégias de marketing implementadas por um supermercado direcionadas ao melhor desempenho e satisfação dos consumidores.
Relevância/originalidade
A relevância do projeto está na complexidade do marketing moderno, exigindo abordagens integradas para a competitividade O marketing holístico considera o todo do negócio, enquanto o mix de marketing é crucial para atender às expectativas dos consumidores e otimizar os resultados empresariais
Metodologia/abordagem
A abordagem utilizada foi um estudo de caso, por meio de dados secundários, onde foram analisados detalhes de um supermercado a fim de exemplificar a aplicação bem-sucedida do marketing holístico e mix de marketing.
Principais resultados
Empresas que adotam uma abordagem holística de marketing integrada ao mix, obtêm bons resultados com o seu público-alvo e potencializa o desempenho financeiro. O marketing relacional e estratégias de consideração são cruciais para fidelização e aumento do seu valor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribui para a literatura de marketing ao expandir a compreensão do marketing holístico, enfatizando a necessidade de considerar todas as partes do negócio, desenvolvendo uma estrutura teórica integrada com o mix de marketing e proporcionando uma ferramenta útil para acadêmicos e profissionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Ao destacar a importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis, o estudo incentiva a empresa a adotar estratégias que beneficiem o negócio, a sociedade, e o meio ambiente, promovendo o engajamento comunitário e das práticas éticas, construindo uma sociedade mais justa.

Abstract

Study goals
To analyze the effectiveness of marketing strategies implemented by a supermarket aimed at improving consumer performance and satisfaction.
Relevance / originality
The relevance of the project lies in the complexity of modern marketing, which requires integrated approaches for competitiveness. Holistic marketing considers the entire business, while the marketing mix is crucial to meet consumer expectations and optimize business outcomes.
Methodology / approach
The approach used was a case study based on secondary data, where the details of a supermarket were analyzed to exemplify the successful application of holistic marketing and the marketing mix.
Main results
Companies that adopt a holistic marketing approach integrated with the marketing mix achieve positive results with their target audience and enhance financial performance. Relationship marketing and consideration strategies are crucial for customer loyalty and increasing value.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes to the marketing literature by expanding the understanding of holistic marketing, emphasizing the need to consider all parts of the business, developing an integrated theoretical framework with the marketing mix, and providing a useful tool for academics and professionals.
Social / management contributions
By highlighting the importance of social responsibility and sustainable practices, the study encourages companies to adopt strategies that benefit the business, society, and the environment, promoting community engagement and ethical practices, and building a fairer society.