Objetivo do estudo
Este estudo propõe investigar a aplicabilidade de um framework estruturado para analisar o empreendedorismo digital sob a égide das capacidades dinâmicas.
Relevância/originalidade
Este estudo contribui com a teoria e prática do campo ao construir e validar um framework com 28 elementos de análise do empreendedorismo digital sob a ótica das capacidades dinâmicas que foram identificados na literatura e prática.
Metodologia/abordagem
Este estudo qualitativo e exploratório busca validar elementos do empreendedorismo digital sob a ótica das capacidades dinâmicas. Adotou-se entrevistas em profundidade, baseadas nas experiências dos participantes, conduzidas até a saturação dos dados.
Principais resultados
Por meio da aplicabilidade prática do framework foi possível o entendimento que, no contexto prático, 28 elementos podem ser analisados nas organizações, sob a ótica das capacidades dinâmicas. Estes elementos se dividem em nove categorias, que se dividem em quatro macrocategorias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui com a teoria do campo ao construir e validar um framework com 28 elementos de análise do empreendedorismo digital sob a ótica das capacidades dinâmicas que foram identificados na literatura e prática.
Contribuições sociais/para a gestão
O framework impacta as organizações auxiliando-as a se adaptarem às mudanças da era digital, desenvolvendo habilidades e estratégias para aproveitar oportunidades emergentes Além de orientar futuras pesquisas, o framework apoia empreendedores na tomada de decisões estratégicas em um ambiente em constante transformação