Resumo

Título do Artigo

COGNIÇÃO, INTENÇÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
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Tema

Ensino em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Ricardo Bueno
UNIFESP - Osasco
2 - Sibelly Resch
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí
3 - Stanley Plácido da Rosa Silva
Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo - SFP
4 - Heloisa Candia Hollnagel
UNIFESP - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar uma revisão e prognóstico de pesquisas acadêmicas voltadas para os campos da cognição, intenção e o papel da educação empreendedora.
Relevância/originalidade
Identifica o desenvolvimento do campo, documenta os periódicos e artigos mais relevantes, conceitos e a estrutura intelectual de autores proeminentes.
Metodologia/abordagem
Análise bibliométrica dos 25 artigos mais relevantes publicados entre 2014 e 2023 em periódicos das bases de dados Web of Science e Scopus, estruturas intelectuais, tendências e caminhos para o campo de intersecção da cognição, intenção e educação empreendedora.
Principais resultados
Principais periódicos são International Entrepreneurship and Management Journal e Frontiers in Phycology. Liñán e Chen os autores mais influentes. Processos pedagógicos e os contextos de aprendizagem melhoram a intenção que leva a empreender. As palavras-chave mais relevantes são empreendedorismo, intenção, cognição, autoeficácia.
Contribuições teóricas/metodológicas
Apresentar o estado da arte, integrar conhecimentos e identificar lacunas para pesquisas futuras que mostrem novas tendências, como interfaces com metacognição e a elaboração de programas de educação formal para o empreendedorismo, considerando contextos diversos.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma melhor compreensão dos aspectos subjacentes dos programas bem-sucedidos de educação empreendedora contribui significativamente para fomentar o desenvolvimento econômico com a criação de novos negócios.

Abstract

Study goals
To present a review and prognosis of academic research focused on the fields of cognition, intention and the role entrepreneurship education
Relevance / originality
Identifies the field development, documents the most relevant journals and articles, concepts, and the intellectual framework of prominent authors
Methodology / approach
Bibliometric analysis using co-word and co-citation techniques of 25 relevant articles published between 2014 and 2023 in journals from the Web of Science and Scopus databases, intellectual structures, trends, and paths for the field of intersection of cognition, intention and entrepreneurial education.
Main results
Main sources are International Entrepreneurship and Management Journal and Frontiers in Phycology. Liñán & Chen are the most influential authors. Pedagogical processes and learning contexts improve the intention that leads to starting up. Most relevant keywords are entrepreneurship, intention, cognition, self-efficacy.
Theoretical / methodological contributions
Present the state of the art, integrate knowledge and identify gaps for future research that show new trends, such as interfaces with metacognition and the development of formal education programs for entrepreneurship, considering different contexts.
Social / management contributions
Better understanding of underling aspects of successful entrepreneurial education programs leads to a major contribution for new business ventures, fostering economic development.