Resumo

Título do Artigo

O SENSO DE PERTENCIMENTO NO EMPREENDEDORISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Laurival Siqueira Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove Campus Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O senso de pertencimento impacta diversas áreas da vida humana, incluindo o empreendedorismo. Este artigo tem como objetivo investigar a literatura para identificar quais temas se destacam na relação entre o senso de pertencimento e o empreendedorismo.
Relevância/originalidade
A literatura acadêmica tem negligenciado amplamente a relação entre o senso de pertencimento e o empreendedorismo. Esta pesquisa apresenta uma abordagem original e holística, integrando perspectivas de várias disciplinas, como psicologia, sociologia e estudos de gênero.
Metodologia/abordagem
Uma revisão sistemática da literatura, identificou publicações, autores e conceitos, e categorizamos os temas de pesquisa encontrados em agrupamentos Realizada em janeiro de 2024 usando as bases de dados ISI Web of Knowledge e Scopus, selecionando artigos publicados entre 2019 e 2023.
Principais resultados
Identificamos sete grupos de pesquisa: imigração, gênero, psicologia, inovação, relações sociais, estudantes e empreendedorismo social. Destacam o interesse acadêmico em pesquisas sobre imigrantes, e enfatizam a ideia de que um sentimento de não pertencimento pode ser positivo para mulheres empreendedoras.
Contribuições teóricas/metodológicas
A metodologia aplicada nesta revisão sistemática da literatura se mostrou eficaz em fornecer uma visão clara e replicável dos estudos existentes, permitindo a identificação de lacunas no conhecimento e oportunidades para futuras pesquisas.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferecemos direções claras e implicações práticas para formuladores de políticas, educadores e líderes empresariais Promover um ambiente inclusivo incentivando o senso de pertencimento pode ser uma estratégia eficaz para fomentar o empreendedorismo sustentável e inovador, em tempos de incerteza econômica e social.

Abstract

Study goals
The sense of belonging impacts various areas of human life, including entrepreneurship. This paper aims to investigate the literature to identify which themes stand out in the relationship between the sense of belonging and entrepreneurship.
Relevance / originality
The academic literature has largely overlooked the relationship between the sense of belonging and entrepreneurship. This research presents an original, holistic approach, integrating perspectives from various disciplines, such as psychology, sociology, and gender studies.
Methodology / approach
Through a systematic literature review, we identified publications, authors, and concepts, and categorized the research themes found into clusters. The search was conducted in January 2024 using the ISI Web of Knowledge and Scopus databases, selecting articles published between 2019 and 2023
Main results
We identified seven research clusters: immigration, gender, psychology, innovation, social relations, students, and social entrepreneurship. highlight the academic interest in research on immigrants, and the idea that a sense of non-belonging can be positive for female entrepreneurs is emphasized.
Theoretical / methodological contributions
The methodology applied in this systematic literature review proved effective in providing a clear and replicable view of existing studies, allowing the identification of gaps in knowledge and opportunities for future research.
Social / management contributions
We offer clear directions and practical implications for policymakers, educators, and business leaders. Fostering an inclusive environment by encouraging a sense of belonging can be an effective strategy for fostering sustainable and innovative entrepreneurship in times of economic and social uncertainty.