Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA TEORIA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS NO LANÇAMENTO DE UM E-COMMERCE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Mateus Garcia de Oliveira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Fernando do Carmo Maquiaveli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA / PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é descrever o processo de criação de um e-commerce de instrumentos musicais a partir da identificação de uma oportunidade de mercado em meio ao cenário adverso da pandemia de COVID-19 utilizando a teoria das capacidades dinâmicas.
Relevância/originalidade
Apesar de ser amplamente discutida na academia, não se encontra a teoria das capacidades dinâmicas explorando o processo de criação de empresas durante a pandemia de COVID-19. Este estudo pretende oferecer uma análise específica desta situação neste contexto.
Metodologia/abordagem
Para descrever o processo de criação do e-commerce foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação e história de vida. Foram realizadas análises em documentos da empresa, planilhas financeiras e de controle de estoque, além de entrevista com um dos sócios.
Principais resultados
Os resultados das análises demonstram que o comportamento da empresa em observar atentamente o ambiente, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças tem estreita ligação com a teoria das capacidades dinâmicas e foi fundamental para obter vantagem competitiva sustentável.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato oferece valiosos insights sobre a aplicação prática da teoria das capacidades dinâmicas em cenários adversos como o da pandemia da COVID-19. As metodologias de pesquisa-ação destacam a importância da abordagem prática e envolvente na análise de novas empresas.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição social destaca a resiliência de empreendedores em adversidades, mostrando que decisões rápidas e precisas garantem vantagem competitiva. Gestores podem se beneficiar ao aplicar teorias relevantes, como capacidades dinâmicas, para decisões estratégicas eficazes em tempos incertos.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to describe the process of creating an e-commerce for musical instruments by identifying a market opportunity amid the adverse COVID-19 pandemic scenario using dynamic capabilities theory.
Relevance / originality
The objective of this study is to describe the process of creating an e-commerce for musical instruments by identifying a market opportunity amid the adverse COVID-19 pandemic scenario using dynamic capabilities theory.
Methodology / approach
To describe the e-commerce creation process, the research-action methodology and life history were used. Analyses were conducted on company documents, financial spreadsheets, and inventory control, along with an interview with one of the partners.
Main results
The results demonstrate that the company’s behavior in carefully observing the environment, seizing opportunities, and defending against threats is closely linked to dynamic capabilities theory and was crucial for achieving sustainable competitive advantage.
Theoretical / methodological contributions
This study provides valuable insights into the practical application of dynamic capabilities theory in adverse scenarios like the COVID-19 pandemic. The research-action methodologies highlight the importance of a practical and engaging approach in analyzing new businesses.
Social / management contributions
The social contribution highlights the resilience of entrepreneurs in adversity, showing that quick and accurate decisions ensure competitive advantage. Managers can benefit by applying relevant theories, such as dynamic capabilities, for effective strategic decisions in uncertain times.