Resumo

Título do Artigo

O PAPEL MEDIADOR DA AUTONOMIA NA RELAÇÃO ENTRE AS ORIENTAÇÕES DE METAS DO GERENTE DE PROJETOS E AS DIMENSÕES DE SUCESSO DO PROJETO
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Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Fernando Cesar Barros Suzuki
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Barra Funda
2 - Leonardo de Souza Pandolfini
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Youseff Ahmad Youseff
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Reumo

Objetivo do estudo
Explorar o papel da autonomia como moderadora na relação entre as orientações de metas dos gerentes de projetos — especificamente Orientação para Metas de Aprendizagem (OMA), Orientação para Metas de Comprovação de Desempenho (OMCD) e Orientação para Metas de Evitação (OMED)
Relevância/originalidade
Ampliar a literatura existente sobre gerenciamento de projetos ao fornecer uma compreensão da moderação da autonomia, a relação entre orientações de metas e sucesso do projeto Destaque s complexidades dessas dinâmicas e insights práticos para resultados bem sucedidos.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utiliza teoria confirmatória aplicando métodos estatísticos, regressão OLS e a técnica Johnson-Neyman, para analisar dados empíricos O estudo avalia três construtos: orientações de metas, autonomia e dimensões de sucesso, por meio de uma pesquisa online com 328 gerentes de projetos.
Principais resultados
Orientação de Metas de Aprendizagem aumenta o impacto no cliente, particularmente quando moderada por níveis mais altos de autonomia Já a Orientação de Metas de Evitação de Desempenho afeta negativamente a eficiência do projeto com a autonomia fornecendo apenas mitigação parcial.
Contribuições teóricas/metodológicas
Entender o papel moderador da autonomia na relação entre orientações de metas e sucesso do projeto pode ajudar as organizações a projetar melhores práticas de gestão, particularmente na atribuição de funções e responsabilidades alinhadas às tendências motivacionais dos gerentes de projeto.
Contribuições sociais/para a gestão
Ampliar a literatura existente e fornecer uma compreensão da moderação da autonomia, a relação entre orientações de metas e sucesso do projeto. Destaque para as complexidades dessas dinâmicas e insights práticos para promover ambientes que apoiem em resultados bem-sucedidos.

Abstract

Study goals
To explore the role of autonomy as a moderator in the relationship between project managers’ goal orientations—specifically Learning Goal Orientation (LGO), Performance Goal Orientation (PPGO), and Avoidance Goal Orientation (PAGO).
Relevance / originality
Expand the existing literature on project management by providing an understanding of the moderation of autonomy, the relationship between goal orientations and project success. Highlight the complexities of these dynamics, and practical insights for successful outcomes.
Methodology / approach
The research uses confirmatory theory applying statistical methods, OLS regression and the Johnson-Neyman technique, to analyze empirical data. The study evaluates three constructs: goal orientations, autonomy and dimensions of success, through an online survey with 328 project managers.
Main results
Learning Goal Orientation increases customer impact, particularly when moderated by higher levels of autonomy. Performance Avoidance Goal Orientation negatively impacts project efficiency with autonomy providing only partial mitigation.
Theoretical / methodological contributions
Understanding the moderating role of autonomy in the relationship between goal orientations and project success can help organizations design better management practices, particularly in assigning roles and responsibilities aligned with project managers' motivational tendencies.
Social / management contributions
Expand existing literature and provide an understanding of autonomy moderation, the relationship between goal orientations and project success. Highlight the complexities of these dynamics and practical insights to foster environments that support successful outcomes.