Resumo

Título do Artigo

DESVENDANDO TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E JOGOS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Ensino em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Sérgio Adriany Santos Moreira
USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
2 - Gustavo de Oliveira Andrade
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ - Campus Pinheiral

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo visa desvendar as dimensões de pesquisa que envolvem os temas da Inovação, Empreendedorismo e Jogos, construindo um framework abrangente que possa orientar o processo de ensino-aprendizagem em um contexto educacional que integre essas temáticas.
Relevância/originalidade
Apresenta um Framework de 5 dimensões de pesquisa sobre Inovação, Empreendedorismo e Jogos ainda não identificadas na literatura, fornecendo uma base sólida para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas educacionais relacionadas às temáticas.
Metodologia/abordagem
Análise bibliométrica de 350 documentos e Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de 12 artigos, ressaltando as publicações por ano, por área temática e a rede de ocorrência de termos emergentes, os quais integraram os temas da Inovação, Empreendedorismo e Jogos.
Principais resultados
Foi observado um crescimento exponencial na publicação de documentos sobre Inovação, Empreendedorismo e Jogos nos últimos cinco anos. Os termos emergentes identificados na literatura foram: Entrepreneurship Education, Sustainable Development, Ecosystems, Gamification, Artificial Intelligence and Game-based Learning.
Contribuições teóricas/metodológicas
O framework desenvolvido oferece uma visão holística dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem, o que pode, por sua vez, inspirar novas abordagens teóricas que considerem as interações entre inovação, empreendedorismo e o uso de jogos como ferramentas pedagógicas.
Contribuições sociais/para a gestão
Fornece uma direção clara para políticas educacionais para a formação de indivíduos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Os resultados deste estudo permitem implementar programas de treinamento destinados ao desenvolvimento de habilidades interdisciplinares entre os docentes.

Abstract

Study goals
This study aims to unveiling the research dimensions involving the themes of Innovation, Entrepreneurship, and Games, constructing a comprehensive framework that can guide the teaching-learning process in an educational context integrating these themes.
Relevance / originality
The study presents a framework of five research dimensions on Innovation, Entrepreneurship, and Games that have not yet been identified in the literature, providing a solid foundation for researchers, educators, and policymakers in the field of education.
Methodology / approach
A bibliometric analysis of 350 documents and a Systematic Literature Review (SLR) of 12 articles were conducted, highlighting publications by year, thematic area, and the occurrence network of emerging terms that integrate the themes of Innovation, Entrepreneurship, and Games.
Main results
An exponential growth in the publication of documents on Innovation, Entrepreneurship, and Games has been observed in the last five years. The emerging terms identified in the literature include Entrepreneurship Education, Sustainable Development, Ecosystems, Gamification, Artificial Intelligence, and Game-based Learning.
Theoretical / methodological contributions
The developed framework offers a holistic view of the processes involved in teaching and learning, which may, in turn, inspire new theoretical approaches that consider the interactions between innovation, entrepreneurship, and the use of games as pedagogical tools.
Social / management contributions
The study provides clear direction for educational policies aimed at preparing individuals to face the challenges of the contemporary world. The findings of this study enable the implementation of training programs focused on the development of interdisciplinary skills among educators.