Resumo

Título do Artigo

PAGAMENTO MÓVEL NO VAREJO – REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA
Abrir Arquivo

Tema

Marketing de Serviços

Autores

Nome
1 - Gislaine da Motta Bastos Matsukawa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - André Torres Urdan
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Os objetivos de pesquisa do artigo incluem investigar as principais tecnologias de pagamento digital aplicadas no varejo de 2019 a 2023 por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para mapear os temas discutidos e sugerir novas direções de pesquisa.
Relevância/originalidade
A Relevância se dá devido a Experiência aprimorada do consumidor; juntamente com a Segurança percebida, as carteiras móveis aumentam a confiança por meio de medidas de segurança robustas e sua Adoção no Contexto global onde os pagamentos digitais facilitam as transações internacionais.
Metodologia/abordagem
O artigo utilizou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) este estudo empregou o Web of Science dos bancos de dados Clarivate Analytics e Scopus para investigar a estrutura da literatura de pagamentos móveis (PMs) no setor de varejo de 2019 a 2023.
Principais resultados
O artigo discute as aplicações de pagamentos móveis no setor de varejo entre 2019 e 2023, com foco em aprimorar as experiências do consumidor por meio de transações de cartão via smartphones, apresentando um potencial considerável como métodos alternativos de pagamento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Futuras pesquisas sobre pagamentos móveis no varejo devem explorar os impedimentos que influenciam a aceitação e a interação entre aspercepções do usuário e do varejista sobre os sistemas de pagamento móvel e as ramificações de confiança associadas às tecnologias de reconhecimento facial
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui com aanalise da literatura sobre pagamentos móveis no varejo de 2019 a 2023, revelando tendências e desafios relacionados à adoção do consumidor e ao aprimoramento da experiência por meio de transações com smartphones, oferecendo assim insights estratégicos para as partes interessadas.

Abstract

Study goals
The article's research objectives include investigating the main digital payment technologies applied in retail from 2019 to 2023 through a Systematic Literature Review (SLR) to map the topics discussed and suggest new research directions.
Relevance / originality
Relevance is due to Enhanced Consumer Experience; together with Perceived Security, mobile wallets increase trust through robust security measures and their Adoption in the Global Context where digital payments facilitate international transactions.
Methodology / approach
The article used a Systematic Literature Review (SLR) this study employed the Web of Science databases Clarivate Analytics and Scopus to investigate the structure of the mobile payments (MPs) literature in the retail sector from 2019 to 2023.
Main results
The article discusses mobile payment applications in the retail sector between 2019 and 2023, with a focus on improving consumer experiences through card transactions via smartphones, presenting considerable potential as alternative payment methods.
Theoretical / methodological contributions
Future research into mobile payments in retail should explore the impediments that influence acceptance and the interplay between user and retailer perceptions of mobile payment systems and the trust ramifications associated with facial recognition technologies.
Social / management contributions
This article analyzes the literature on mobile payments in retail from 2019 to 2023, revealing trends and challenges related to consumer adoption and enhancing the experience through smartphone transactions, thus offering strategic insights for stakeholders.