Resumo

Título do Artigo

MELHORIA DOS PROCESSOS DE LIQUIDAÇÃO DE PAGAMENTOS EM EMPRESAS DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS: UMA ABORDAGEM LEAN PARA REDUÇÃO DE RISCOS E AUMENTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Guilherme Arruda Nunes da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - RENATO PENHA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Christiano Costa Rocha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - José Romualdo da Costa Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico foi apresentar o desenvolvimento de um projeto de melhoria nos processos de liquidação de pagamentos de uma empresa de gestão de benefícios aos estabelecimentos comerciais.
Relevância/originalidade
O estudo fornece aos praticantes uma abordagem para reduzir riscos e aumentar a satisfação do cliente em processos de liquidação de pagamentos. A originalidade está na utilização de intervenções Lean, oferecendo um modelo replicável para melhoria contínua em gestão de benefícios.
Metodologia/abordagem
Este relato está estruturado sob a metodologia de pesquisa qualitativa e participante. A pesquisa inclui entrevistas com profissionais diretamente e indiretamente envolvidos no processo, análise documental e observação direta e participante.
Principais resultados
Os resultados mostraram uma redução no saldo de pagamentos rejeitados e mitigação de riscos operacionais, de conformidade, de reputação e satisfação dos clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato fundamenta conhecimento sobre o uso de ferramenta de mapeamento de fluxo de valor para redução de riscos. Essas abordagens auxiliarão pessoas em projetos de melhorias de processo em contextos de meios de pagamento.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo promove a eficiência e a transparência em processos de pagamento e melhora a satisfação do cliente ao reduzir riscos operacionais. Isso contribui para um ambiente de negócios mais justo e sustentável.

Abstract

Study goals
The objective of this paper was to present the development of a project to improve the payment clearing processes of an employee benefits management company to merchants.
Relevance / originality
This study provides to practitioners an approach to reduce risks and increase customer satisfaction in payment clearing processes. The originality lies in the use of Lean interventions, offering a replicable model for continuous improvement in employee benefits management.
Methodology / approach
This paper is structured under a qualitative and participant research methodology. The research includes interviews with professionals directly and indirectly involved in the process, document analysis, and direct and participant observation.
Main results
The results presented a reduction in the amount of unclearead payments transactions and mitigation of operational, compliance, reputation, and customer satisfaction risks.
Theoretical / methodological contributions
This paper provides knowledge on the use of value stream mapping tools for risk reduction. The Lean approach presented can assist practitioners in process improvement projects in payment companies.
Social / management contributions
The study promotes efficiency and transparency in payment processes and improves customer satisfaction by reducing operational risks. This contributes to a fairer and more sustainable business environment.