Objetivo do estudo
O projeto de extensão busca, de maneira conjunta, somar esforços no monitoramento da violência no trânsito no município de Nova Andradina/MS, com o objetivo de reduzir, conscientizar e prevenir as ocorrências na sede urbana do município.
Relevância/originalidade
Busca-se tratar os atendimentos das ocorrências de trânsito no município com a adoção de políticas públicas de mobilidade urbana e de saúde, pois cada evento gera consequências pessoais, materiais, hospitalares e, acima de tudo traumas os envolvidos.
Metodologia/abordagem
Por meio de uma base de dados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e SAMU, será elaborada uma matriz com os dados (planilha), de acordo com as categorias de análise.
Principais resultados
Com os principais indicadores identificados, é possível elaborar planos estratégicos de prevenção e conscientização no trânsito do município Quando se trata dos principais bairros onde ocorrem os atendimentos, permite as unidades competentes estruturar planos de fiscalização e monitoramento dos condutores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os pontos norteadores do Monitor de Violência no Trânsito devem ser observados nas projeto, para que seja analisado e discutido juntamente com as instituições competentes que representam o trânsito do município, objetivando a implementação de políticas públicas de educação no trânsito.
Contribuições sociais/para a gestão
O trânsito é parte integrante da sociedade, por isso, é necessário promover ações de prevenção e de educação, seja, no núcleo familiar, nas escolas de ensino fundamental e médio, nos bairros, nas igrejas, enfim, discutir a relação do trânsito enquanto cidadania.