Objetivo do estudo
O presente relato técnico buscou entender como a segurança psicológica dos stakeholders pode interferir nas interações no ambiente de projetos.
Relevância/originalidade
Visa apresentar benefícios para comunicação das equipes, capacitação nas gestões de conflitos dentro de um ambiente de segurança psicológica, com foco na saúde emocional das equipes envolvidas nos projetos, bem como a qualidade nas entregas e prazos.
Metodologia/abordagem
Foram realizadas entrevistas com trinta empregados de uma mesma empresa orientada a projetos cuja sua principal atividade é no ramo de fabricação de peças e acessórios para o sistema de motor de veículos automotores.
Principais resultados
Os resultados apontam que os líderes desenvolvem capacidade em lidar com o gerenciamento das emoções em momentos críticos, promovendo apoio e confiança para os liderados, engajam os liderados nas soluções dos conflitos e tomadas de decisões com base na segurança psicológica.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa levantou alguns fatores que podem ser mais bem explorados após a aplicação do programa de mentoria e treinamentos com os stakeholders para segurança psicológica.
Contribuições sociais/para a gestão
Por meio da criação de um ambiente de Segurança Psicológica, mais humanizado, as equipes melhoram suas interações, sentindo mais confiança nas trocas de conhecimentos, onde são valorizados por darem suas opiniões, sem inseguranças, medos ou punições.