Resumo

Título do Artigo

A LEI DE ZONEAMENTO DA CIDADE DE SÃO PAULO: DA MORADIA E MOBILIDADE, AO CRESCIMENTO DOS APARTAMENTOS MENORES.
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Tema

Pesquisa científica em sustentabilidade e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - Pedro Paulo Santos Cavalcante
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - ESPM Tech
2 - Evandro Luiz Lopes
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento
3 - Cristina Helena Pinto de Mello
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Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem por objetivo entender a relação entre a Lei de Zoneamento da Cidade de São Paulo e o crescimento na oferta de apartamento menores.
Relevância/originalidade
O estudo demostrar que a Lei de Zoneamento não conseguiu uma solução para descentralizar o eixo econômico das áreas centrais e incorre no risco de perpetuar o ciclo de estigmação e segregação das periferias.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um levantamento bibliográfico dos temas: Modelos de Políticas Púbicas de moradia e mobilidade; São Paulo - Moradia e Mobilidade e São Paulo e a Lei de Zoneamento. Adicionalmente, também utilizamos reportagens e informações disponíveis na mídia digital.
Principais resultados
Observou-se que o Plano teve por objetivo fomentar a oferta de apartamentos menores, em locais de fácil acesso ao transporte público, para a população de baixa renda. Percebendo o valor comercial dessas áreas, as imobiliárias desenvolveram soluções imobiliárias de alto padrão.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo avança na literatura de políticas públicas, ao demonstrar os efeitos negativos que a falta de clareza nas normas podem gerar.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo também apresenta contribuições gerenciais, ao demonstrar como os novos arranjos domiciliares vem reorganizando a oferta imobiliária.

Abstract

Study goals
This article aims to understand the relationship between the Zoning Law of the City of São Paulo and the growth in the supply of smaller apartments.
Relevance / originality
The study shows that the Zoning Law has not found a solution to decentralize the economic axis of central areas and runs the risk of perpetuating the cycle of stigmatization and segregation of the outskirts.
Methodology / approach
A bibliographic survey was carried out on the following topics: Public Housing and Mobility Policy Models; São Paulo - Housing and Mobility; and São Paulo and the Zoning Law. Additionally, we also used reports and information available in digital media.
Main results
It was observed that the Plan aimed to promote the supply of smaller apartments, in locations with easy access to public transportation, for the low-income population. Realizing the commercial value of these areas, real estate agencies developed high-standard real estate solutions.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes for the literature of public policy by demonstrating the negative effects that a lack of clarity in regulations can generate.
Social / management contributions
The study also presents managerial contributions, by demonstrating how new housing arrangements have been reorganizing the real estate supply.