Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA PERSONALIDADE NO SUCESSO DOS PROJETOS REMOTOS INTERNACIONAIS: O PAPEL MEDIADOR DA INTELIGÊNCIA CULTURAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Joelma Maria Pereira Simplicio
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA e PPGP
3 - Leandro Simplicio Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do presente estudo é investigar a relação entre a personalidade dos gerentes de projetos e o sucesso dos projetos, com ênfase no impacto percebido na equipe e nos clientes, analisando o efeito mediador da inteligência cultural nesta relação.
Relevância/originalidade
Ao investigar a inteligência cultural como fator mediador na relação entre personalidade e sucesso em projetos internacionais, este estudo vai além de pesquisas anteriores que destacaram sua importância apenas de forma isolada.
Metodologia/abordagem
Optou-se por uma abordagem quantitativa, com a aplicação questionário online a gerentes de projetos internacionais utilizando com três escalas validadas: sucesso em projetos, escala Big Five e a escala CQS.
Principais resultados
Os resultados mostram que abertura à experiência e conscienciosidade, mediadas pela inteligência cultural, são essenciais para o desempenho em contextos diversificados, alinhando-se a estudos que destacam a importância da inteligência cultural no gerenciamento de equipes multiculturais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui teoricamente ao evidenciar as características distintivas dos projetos internacionais e o papel dos traços de personalidade Big Five nesse contexto.
Contribuições sociais/para a gestão
Do ponto de vista prático, sugere que as organizações considerem a inteligência cultural ao selecionar e desenvolver gerentes de projetos internacionais.

Abstract

Study goals
The aim of the present study is to investigate the relationship between project managers' personalities and project success, with an emphasis on the perceived impact on the team and clients, analyzing the mediating effect of cultural intelligence in this relationship.
Relevance / originality
By investigating cultural intelligence as a mediating factor in the relationship between personality and success in international projects, this study goes beyond previous research that has highlighted its importance only in isolation.
Methodology / approach
A quantitative approach was chosen, with an online questionnaire administered to international project managers using three validated scales: project success, the Big Five scale, and the CQS scale.
Main results
The results show that openness to experience and conscientiousness, mediated by cultural intelligence, are essential for performance in diverse contexts, aligning with studies that emphasize the importance of cultural intelligence in managing multicultural teams.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes theoretically by highlighting the distinctive characteristics of international projects and the role of Big Five personality traits in this context.
Social / management contributions
From a practical perspective, it suggests that organizations consider cultural intelligence when selecting and developing international project managers.