Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO: A DIFICULDADE DE INOVAR NO BRASIL
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - MARCUS VINICIUS DOS REIS VENDITTI
Faculdade SENAI “Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle” - CFP 1.15
2 - TANIA CRISTINA CALSA VENDITTI
-

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar as principais dificuldades que os empreendedores brasileiros enfrentam para inovar em seus negócios
Relevância/originalidade
Para justificar a pesquisa tem-se que a inovação desempenha um papel crucial na competitividade e no crescimento das microempresas brasileiras, mas estudos indicam uma baixa propensão à inovação nesse segmento
Metodologia/abordagem
Através de uma revisão bibliográfica e análise de dados secundários, busca-se identificar os entraves mais relevantes para um ambiente mais propício à inovação no país.
Principais resultados
A pesquisa aponta que os principais desafios para a inovação no Brasil incluem: alto custo de pesquisa e desenvolvimento, burocracia excessiva, falta de acesso a crédito, cultura avessa ao risco e escassez de mão de obra qualificada Diante dos desafios identificados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Uma pesquisa sobre a identificação de fatores que impedem a inovação nas microempresas brasileiras tem relevância social significativa ao lançar luz sobre os obstáculos à inovação e a eficácia das políticas de inovação
Contribuições sociais/para a gestão
Uma análise de esforços premiados em inovação mostra como as políticas públicas podem apoiar as empresas a se tornarem mais sustentáveis por meio da inovação, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade em pequenas empresas.

Abstract

Study goals
Analyze the main difficulties that Brazilian entrepreneurs face when innovating in their businesses
Relevance / originality
To justify the research, innovation plays a crucial role in the competitiveness and growth of Brazilian microenterprises, but studies indicate a low propensity for innovation in this segment.
Methodology / approach
Through a bibliographical review and analysis of secondary data, we seek to identify the most relevant obstacles to an environment more conducive to innovation in the country.
Main results
The research points out that the main challenges for innovation in Brazil include: high cost of research and development, excessive bureaucracy, lack of access to credit, risk-averse culture and shortage of qualified labor In view of the challenges identified.
Theoretical / methodological contributions
Research on identifying factors that impede innovation in Brazilian microenterprises has significant social relevance as it sheds light on obstacles to innovation and the effectiveness of innovation policies
Social / management contributions
An analysis of award-winning innovation efforts shows how public policies can support companies to become more sustainable through innovation, contributing to competitiveness and sustainability in small businesses.