Objetivo do estudo
Este relato técnico teve por objetivo descrever o aprendizado no gerenciamento de equipes multidisciplinares no contexto de instituições públicas de ensino, especificamente em um processo de reconhecimento de curso superior de tecnologia.
Relevância/originalidade
A gestão de equipes multidisciplinares constitui-se um desafio recorrente, tendo seu nível de complexidade aumentado em ambientes institucionais públicos, devido suas características específicas. Compreender os mecanismos que elevam a eficácia dos resultados nesse contexto é importante para a sociedade de forma geral.
Metodologia/abordagem
Foram utilizadas as técnicas de análise documental e entrevistas estruturadas com atores-chave que participaram do processo de reconhecimento de curso na instituição de ensino integrante da rede federal. A análise dos dados foi por meio da codificação temática.
Principais resultados
Os resultados indicam a necessidade da criação de um ambiente inclusivo e colaborativo, o alinhamento entre as competências dos membros das equipes e os objetivos organizacionais, a necessidade de forte apoio institucional e a utilização de mecanismos de avaliação e feedback contínuos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica consiste na estruturação dos itens presentes na literatura científica relacionados à gestão eficaz de equipes multidisciplinares em instituições públicas, na forma de um framework.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática para os gestores do sistema de ensino federal no Brasil, tem-se a elaboração do framework aprimorado com a incorporação dos ensinamentos extraídos da prática do gerenciamento de uma equipe multidisciplinar em um projeto que obteve efetivamente êxito.