Resumo

Título do Artigo

APRENDIZADOS NA GESTÃO DE EQUIPES MULTIDISCIPLINARES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTRATÉGIAS PARA O RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - Julio Cesar Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - ANDREZA APARECIDA BARBOSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - EMERSON ANTONIO MACCARI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico teve por objetivo descrever o aprendizado no gerenciamento de equipes multidisciplinares no contexto de instituições públicas de ensino, especificamente em um processo de reconhecimento de curso superior de tecnologia.
Relevância/originalidade
A gestão de equipes multidisciplinares constitui-se um desafio recorrente, tendo seu nível de complexidade aumentado em ambientes institucionais públicos, devido suas características específicas. Compreender os mecanismos que elevam a eficácia dos resultados nesse contexto é importante para a sociedade de forma geral.
Metodologia/abordagem
Foram utilizadas as técnicas de análise documental e entrevistas estruturadas com atores-chave que participaram do processo de reconhecimento de curso na instituição de ensino integrante da rede federal. A análise dos dados foi por meio da codificação temática.
Principais resultados
Os resultados indicam a necessidade da criação de um ambiente inclusivo e colaborativo, o alinhamento entre as competências dos membros das equipes e os objetivos organizacionais, a necessidade de forte apoio institucional e a utilização de mecanismos de avaliação e feedback contínuos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica consiste na estruturação dos itens presentes na literatura científica relacionados à gestão eficaz de equipes multidisciplinares em instituições públicas, na forma de um framework.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática para os gestores do sistema de ensino federal no Brasil, tem-se a elaboração do framework aprimorado com a incorporação dos ensinamentos extraídos da prática do gerenciamento de uma equipe multidisciplinar em um projeto que obteve efetivamente êxito.

Abstract

Study goals
This technical report aimed to describe learning in the management of multidisciplinary teams in the context of public educational institutions, specifically in a process of recognizing a higher technology course.
Relevance / originality
Managing multidisciplinary teams is a recurring challenge, with its level of complexity increasing in public institutional environments due to their specific characteristics. Understanding the mechanisms that increase the effectiveness of results in this context is important for society in general.
Methodology / approach
Document analysis techniques and structured interviews with key actors who participated in the course recognition process at the educational institution that is part of the federal network were used. Data analysis was carried out using thematic coding.
Main results
The results indicate the need to create an inclusive and collaborative environment, the alignment between team members' skills and organizational objectives, the need for strong institutional support and the use of continuous evaluation and feedback mechanisms.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contribution consists of structuring the items present in the scientific literature related to the effective management of multidisciplinary teams in public institutions, in the form of a framework.
Social / management contributions
As a practical contribution for managers of the federal education system in Brazil, the framework has been developed, improved by incorporating lessons learned from the practice of managing a multidisciplinary team in a project that was effectively successful.