Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: PERCEPÇÃO DE SERVIDORES CIVIS E MILITARES
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - LIDIO RUBENS SOARES DA CUNHA
Universidade de Brasília - UnB - Faculdade de Administração
2 - ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
Universidade de Brasília - UnB - UNB
3 - PATRICIA DE SOUSA FARIAS
Universidade de Brasília - UnB - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar os principais fatores que influenciam o clima organizacional em uma organização pública federal, segundo o ponto de vista de seus agentes internos, servidores civis e militares, bem como diagnosticar divergências de percepção, a partir de dados demográficas e funcionais.
Relevância/originalidade
A utilização de instrumento recente de avaliação do clima organizacional voltado exclusivamente para organizações públicas, poderá contribuir para aprimorar a produtividade da instituição investigada, que conta com duas categorias de profissionais distintos, cada uma com papéis específicos na administração pública brasileira.
Metodologia/abordagem
O estudo adotou uma abordagem quantitativa para avaliar o clima organizacional. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas fechadas, complementadas por questões abertas para aprofundar o entendimento das respostas. As respostas foram analisadas utilizando técnicas estatísticas.
Principais resultados
Os resultados caracterizam o clima organizacional da instituição pesquisada como intermediário, com áreas com oportunidades de melhorias. Além disso, foram observadas diferenças nas percepções do clima organizacional entre servidores civis e militares, bem como variações baseadas em dados demográficos e funcionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O modelo de Barth (2022) é um instrumento moderno que oferece uma nova abordagem para diagnosticar o clima organizacional em organizações públicas. Uma inovação no instrumento é a inclusão do fator trabalho remoto, uma grande novidade no serviço público.
Contribuições sociais/para a gestão
A avaliação do clima organizacional em uma instituição com estrutura diferenciada contribui para o aprimoramento da gestão e o desenvolvimento das pessoas no setor público, facilitando o alcance dos objetivos e políticas de Estado voltados para atender às necessidades da sociedade.

Abstract

Study goals
To identify the main factors that influence the organizational climate in a federal public organization, from the point of view of its internal agents, civil and military servants, as well as to diagnose differences in perception, based on demographic and functional data.
Relevance / originality
The use of a recent organizational climate assessment tool aimed exclusively at public organizations could help improve the productivity of the institution under investigation, which has two distinct categories of professionals, each with specific roles in the Brazilian public administration.
Methodology / approach
The study adopted a quantitative approach to assess the organizational climate. Data was collected using a questionnaire with closed questions, supplemented by open questions to deepen the understanding of the answers. The answers were analyzed using statistical techniques.
Main results
The results characterize the organizational climate of the institution surveyed as intermediate, with areas for improvement. In addition, differences in perceptions of the organizational climate were observed between civilian and military employees, as well as variations based on demographic and functional data.
Theoretical / methodological contributions
Barth's model (2022) is a modern instrument that offers a new approach to diagnosing the organizational climate in public organizations. An innovation in the instrument is the inclusion of the remote work factor, a major novelty in the public service.
Social / management contributions
Assessing the organizational climate in an institution with a differentiated structure contributes to improving management and the development of people in the public sector, facilitating the achievement of state objectives and policies aimed at meeting society's needs.