Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA BASEADA NA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA (UTAUT2)
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, integrando a Ciências de Dados, Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes como fundamentais para o empreendedorismo moderno

Autores

Nome
1 - Flávia Fernandes Mota
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto
2 - Nairana Radtke Caneppele
Centro Universitário Unihorizontes - Belo Horizonte - MG
3 - Jefferson Rodrigues Pereira
Faculdade Novos Horizontes -

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender quais fatores têm sido investigados na literatura como influenciadores da aceitação e uso da Inteligência Artificial (IA) por docentes do setor público, sob a ótica do modelo Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT2).
Relevância/originalidade
Considerando o avanço da IA na educação e a resistência de parte do corpo docente, a originalidade reside na utilização do uso da UTAUT2 como estrutura para analisar a literatura educacional sobre adoção tecnológica.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura com base no protocolo de Templier e Paré (2015), aplicada a artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases Scopus e Web of Science, complementada por análise realizada no software VOSviewer.
Principais resultados
Foram analisados 37 artigos agrupados em seis fatores. Os fatores mais recorrentes associam-se à expectativa de esforço e às condições facilitadoras. Construtos como motivação hedônica e valor de preço foram pouco explorados.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece uma sistematização dos fatores que influenciam a aceitação da IA por docentes, alinhando-os aos construtos da UTAUT2, o que contribui para consolidar sua aplicação em contextos educacionais e direcionar futuras investigações empíricas.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados indicam a necessidade de investimentos em capacitação docente, infraestrutura e suporte institucional, contribuindo para formulação de políticas públicas e estratégias de gestão voltadas à integração ética e eficaz da IA no setor educacional público.

Abstract

Study goals
Understand which factors have been investigated in the literature as influencing the acceptance and use of Artificial Intelligence (AI) by public sector teachers, from the perspective of the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2) model.
Relevance / originality
Considering the advancement of AI in education and the resistance of part of the teaching staff, the originality lies in the use of UTAUT2 as a framework to analyze the educational literature on technological adoption.
Methodology / approach
A Systematic Literature Review was conducted based on the Templier and Paré (2015) protocol, applied to articles published between 2020 and 2025 in the Scopus and Web of Science databases, complemented by analysis using the VOSviewer software.
Main results
Thirty-seven articles were analyzed and grouped into six factors. The most recurring factors are associated with effort expectancy and facilitating conditions. Constructs such as hedonic motivation and price value were minimally explored.
Theoretical / methodological contributions
The study provides a systematic analysis of the factors that influence teachers' acceptance of AI, aligning them with the UTAUT2 constructs. This contributes to consolidating its application in educational contexts and guiding future empirical research.
Social / management contributions
The findings indicate the need for investments in teacher training, infrastructure, and institutional support, contributing to the formulation of public policies and management strategies aimed at the ethical and effective integration of AI in the public education sector.