Objetivo do estudo
Analisar como os atributos da persuasão da Teoria da Difusão de Inovações são empregados na apresentação de tecnologias da Indústria 4.0 em Centros Tecnológicos (CT).
Relevância/originalidade
As tecnologias da Indústria 4.0 (TI4.0) possuem grande potencial para impulsionar o desenvolvimento industrial, mas enfrenta barreiras de adoção. Este estudo explora a teoria da Difusão da Inovação aplicada às demonstrações das TI4.0 em CT, com o objetivo de mitigar essas barreiras.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, baseada em estudos de casos múltiplos. A metodologia incluiu revisão da literatura sobre aceitação de tecnologias, coleta de dados em sete CTs nos Estados Unidos e análise das estratégias de atendimento e demonstração das TI4.0.
Principais resultados
Apesar da ausência de um planejamento formal, todos os CTs apresentaram elementos relacionados aos cinco atributos da persuasão Esse achado reforça a importância de incorporar os atributos da persuasão ao planejamento das demonstrações, como forma de superar barreiras à adoção das TI4.0.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo reforça a aplicabilidade da teoria da Difusão da Inovação no contexto da Indústria 4.0, evidenciando a importância dos atributos da persuasão na etapa de demonstração tecnológica. Metodologicamente, propõe uma abordagem analítica para avaliar projetos de CTs com base nesses atributos.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece subsídios para gestores e formuladores de políticas industriais ao destacar o papel estratégico dos CTs na superação de barreiras à adoção tecnológica. Também contribui para práticas de gestão da inovação, ao orientar o planejamento de ações demonstrativas mais eficazes.