Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO FOCO REGULATÓRIO NO COMPORTAMENTO DO INVESTIDOR A PARTIR DE OFERTAS REAIS
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Fabio Bernardes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
Pesquisar como a autorregulação do investidor afeta o seu comportamento exibido por meio das suas escolhas por produtos de investimento presentes no portifólio de um banco comercial, na presença e na ausência de estímulos (framing messages) de promoção e prevenção
Relevância/originalidade
Investigar o uso da Teoria do Foco Regulatório como um preditor do comportamento do investidor e como elemento fundamental na elaboração de ofertas de investimento bancário tendo como premissa inédita o uso de produtos reais e de materiais oficiais de divulgação.
Metodologia/abordagem
Realização de dois experimentos entre sujeitos (between subjects) do tipo 2x2, tendo 2 focos regulatórios (promoção x prevenção) como variáveis independentes; e 2 produtos de investimentos (arrojado x conservador), cuja escolha é a variável dependente.
Principais resultados
Elucida o comportamento dos consumidores ao adquirirem um produto bancário real e, assim, contribuiu para o avanço do conhecimento sobre a motivação e a tomada de decisão financeira do investidor a partir da Teoria do Fogo Regulatório.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribui para a teoria ao validar a influência da TRF na aceitação de produtos compatíveis com o foco do investidor quando esse foco é minimamente estimulado de modo coerente na sua oferta, ainda que ela seja elaborada seguindo regras externas.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui ao aumentar a eficiência da captação de recursos por uma instituição financeira, para a expansão desse serviço financeiro e, assim, também colabora para o atingimento Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8 das Nações Unidas.

Abstract

Study goals
To investigate how investor self-regulation affects their behavior as exhibited through their choices of investment products available in the portfolio of a commercial bank, in the presence and absence of promotion and prevention framing messages.
Relevance / originality
To investigate the use of Regulatory Focus Theory as a predictor of investor behavior and as a fundamental element in the design of banking investment offers, based on the novel premise of using real products and official promotional materials.
Methodology / approach
Conducting two between-subjects experiments of the 2x2 type, with 2 regulatory focuses (promotion vs. prevention) as independent variables; and 2 investment products (aggressive vs. conservative), whose choice is the dependent variable.
Main results
It elucidates consumer behavior when acquiring a real banking product and thus contributes to the advancement of knowledge about investor motivation and financial decision-making based on Regulatory Focus Theory.
Theoretical / methodological contributions
It contributes to the theory by validating the influence of Regulatory Focus Theory on the acceptance of products compatible with the investor’s focus when this focus is minimally and coherently stimulated in the offer, even if it is developed following external rules
Social / management contributions
It contributes by increasing the efficiency of resource mobilization by a financial institution for the expansion of this financial service and, thus, also helps to achieve the United Nations Sustainable Development Goal number 8.