Objetivo do estudo
Pesquisar como a autorregulação do investidor afeta o seu comportamento exibido por meio das suas escolhas por produtos de investimento presentes no portifólio de um banco comercial, na presença e na ausência de estímulos (framing messages) de promoção e prevenção
Relevância/originalidade
Investigar o uso da Teoria do Foco Regulatório como um preditor do comportamento do investidor e como elemento fundamental na elaboração de ofertas de investimento bancário tendo como premissa inédita o uso de produtos reais e de materiais oficiais de divulgação.
Metodologia/abordagem
Realização de dois experimentos entre sujeitos (between subjects) do tipo 2x2, tendo 2 focos regulatórios (promoção x prevenção) como variáveis independentes; e 2 produtos de investimentos (arrojado x conservador), cuja escolha é a variável dependente.
Principais resultados
Elucida o comportamento dos consumidores ao adquirirem um produto bancário real e, assim, contribuiu para o avanço do conhecimento sobre a motivação e a tomada de decisão financeira do investidor a partir da Teoria do Fogo Regulatório.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribui para a teoria ao validar a influência da TRF na aceitação de produtos compatíveis com o foco do investidor quando esse foco é minimamente estimulado de modo coerente na sua oferta, ainda que ela seja elaborada seguindo regras externas.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui ao aumentar a eficiência da captação de recursos por uma instituição financeira, para a expansão desse serviço financeiro e, assim, também colabora para o atingimento Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8 das Nações Unidas.