Objetivo do estudo
Propor diretrizes para potencializar a resiliência organizacional de PMEs – Pequenas e Médias Empresas fornecedoras de TI – Tecnologia da Informação diante de eventos disruptivos.
Relevância/originalidade
A natureza única destas organizações e sua relevância econômica, que correspondem a um faturamento anual bruto de $4 7 trilhões de dólares (73 1% do total de vendas da indústria de TI), permitiu estudo da resiliência organizacional frente a disrupção da COVID-19
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevistas individuais em profundidade com abordagem semiestruturada. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e, para validação das diretrizes, foi adotada a triangulação de dados.
Principais resultados
Dentre os resultados obtidos, destacam-se como as PMEs se prepararam, reagiram e se adaptaram frente às disrupção a partir de suas características operacionais únicas, o que influenciou a resiliência organizacional por meio da inovação e aspectos culturais intrínsecos à operação de TI.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi possível a compreensão mais aprofundada sobre a resiliência organizacional, seus elementos-chave, motivadore e alternativas para uma maior resiliência e competitividade das empresas do setor.
Contribuições sociais/para a gestão
Podemos citar a questão de sobrevivência, consolidação e o possível crescimento futuro das empresas do setor, preservando ou criando postos de trabalho, e gerando riqueza para os diversos públicos envolvidos na cadeia / setor investigado.