Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO 4.0: BENEFÍCIOS NO USO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abrir Arquivo

Tema

As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações.

Autores

Nome
1 - Eduardo Baldo Moraes
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul
2 - Liane Mahlmann Kipper
Universidade de Santa Cruz do Sul - PPGSPI
3 - PEDRO DE OLIVEIRA LEIVAS
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul
4 - Ana Clara Hackenhaar Kellermann
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi analisar qual tecnologia habilitadora da Indústria 4.0 é mais utilizada na Educação 4.0, quais são seus benefícios e em que nível ela é usada.
Relevância/originalidade
As tecnologias da Indústria 4.0 estão sendo utilizadas em todos os setores da sociedade e, no ensino, não pode ser diferente. Sua utilização abre inúmeras possibilidades de aprendizado na era da Educação 4.0.
Metodologia/abordagem
Uma revisão sistemática de literatura foi realizada nas bases Scopus (Elsevier), Web of Science e ScienceDirect (Elsevier), a partir do ano de 2011 Foram selecionados 51 artigos para uma análise quantitativa e 23 deles foram lidos para responder às perguntas.
Principais resultados
Os resultados mostram que a tecnologia mais utilizada na Educação 4.0 é a Realidade Aumentada (AR). O nível de ensino em que está mais presente é o ensino superior.
Contribuições teóricas/metodológicas
A Realidade Aumentada ainda está bastante restrita às universidades e a cursos relacionados à manufatura. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento da Educação 4.0 e, especialmente, da AR, em todas as etapas de ensino.
Contribuições sociais/para a gestão
Conclui-se que a AR colabora para aumentar a imersão nos conteúdos, o engajamento dos estudantes, reduzir custos e riscos, simular cenários reais de trabalho, desenvolver soft skills e aprender sobre as tecnologias, seus usos e modos de funcionamento.

Abstract

Study goals
The aim of this study was to analyze which Industry 4.0 enabling technology is most used in Education 4.0, what its benefits are, and at what level it is used.
Relevance / originality
The technologies of Industry 4.0 are being used in all sectors of society and, in education, it cannot be different. Its use opens up countless learning possibilities in the Education 4.0 era.
Methodology / approach
A systematic literature review was carried out in the Scopus (Elsevier), Web of Science and ScienceDirect (Elsevier) databases, starting in 2011 Fifty-one articles were selected for a quantitative analysis and twenty-three of them were read to answer the research questions.
Main results
The results show that the most used technology in Education 4.0 is Augmented Reality (AR). The level of education at which it is most present is higher education.
Theoretical / methodological contributions
Augmented Reality is still quite restricted to universities and courses related to manufacturing. It is expected that this work can contribute to the development of Education 4.0 and, especially, of AR, in all stages of learning.
Social / management contributions
It is concluded that AR collaborates to increase immersion in content, student engagement, reduce costs and risks, simulate real work scenarios, develop soft skills and learn about technologies, their uses and modes of operation.