Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - LEANDRO RODRIGUES DE OLIVEIRA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
2 - Francisco Washington Rodrigues Filho
-

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a percepção dos servidores de Instituição uma Federal de Ensino (IFES) com relação a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) oferecida pela instituição, seguindo o modelo de Walton (1973).
Relevância/originalidade
Apesar de ser um artigo descritivo, apresentamos dados empíricos à aplicação de um modelo consolidado no campo de percepção de qualidade de vida e contribuímos com estudos no setor público.
Metodologia/abordagem
Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa Tendo como unidade de análise o Instituto Federal do Piauí campus Oeiras, instituição de ensino médio, técnico e superior pertencente ao Governo Federal.
Principais resultados
De uma forma geral, percebeu-se satisfação em quase todos os questionamentos apresentados, com exceções da indagação sobre a satisfação dos servidores com os equipamentos de segurança, proteção individual e coletiva disponibilizados pelo IFPI Oeiras.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo permite uma melhor compreensão acerca da qualidade de vida no trabalho e contribui, ainda, para aumentar o entendimento sobre o bem-estar dos servidores, podendo ser utilizado como base para que gestores públicos possam melhorar as condições de trabalho.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresentamos os principais modelos de avaliação da qualidade de vida em ambiente corporativo, destacamos percepções de servidores sobre planos e estratégia de gestão e contribuímos com o desenvolvimento de estudos sobre qualidade de vida no trabalho.

Abstract

Study goals
To analyze the perception of the employees of a Federal Teaching Institution (IFES) in relation to the Quality of Life at Work (QVT) offered by the institution, following the model of Walton (1973).
Relevance / originality
Despite being a descriptive article, we present empirical data to the application of a consolidated model in the field of quality of life perception and we contribute with studies in the public sector.
Methodology / approach
Descriptive research with a qualitative and quantitative approach Having as unit of analysis the Federal Institute of Piauí campus Oeiras, a high school, technical and higher education institution belonging to the Federal Government.
Main results
In general, satisfaction was observed in almost all the questions presented, with the exception of the question about the satisfaction of servers with the safety equipment, individual and collective protection made available by IFPI Oeiras.
Theoretical / methodological contributions
The present study allows a better understanding of the quality of life at work and also contributes to increasing the understanding of the well-being of civil servants, and can be used as a basis for public managers to improve working conditions.
Social / management contributions
We present the main quality of life assessment models in a corporate environment, highlight employees' perceptions of management plans and strategy, and contribute to the development of studies on quality of life at work.