Objetivo do estudo
Proceder uma Análise de Risco Ambiental decorrente de vazamento de combustível seguido de incêndio proveniente de um caminhão-tanque em rodovia, em especial no que se refere à estimativa da magnitude dos fluxos térmicos gerados neste cenário acidental.
Relevância/originalidade
Certamente uma das palavras de ordem do momento chama-se sustentabilidade. Assim, a questão socioambiental é uma realidade não somente para o setor produtivo, mas também para o setor logístico, haja vista a importância que o modal rodoviário assumiu no território brasileiro.
Metodologia/abordagem
Foi realizada revisão bibliográfica para definir o modelo matemático a ser utilizado. O modelo proposto por Mudan (1984) foi escolhido para estimar a geometria das chamas, tal como diâmetro máximo da poça (D), comprimento da chama (H) e fluxos térmicos emitidos (q").
Principais resultados
Em áreas urbanas os fluxos térmicos podem alcançar instalações comerciais, residenciais, dentre outras. Embora existam limitações, a Análise de Risco Ambiental realizada permitiu demonstrar a importância desta ferramenta enquanto instrumento de proteção social e responsabilidade socioambiental.
Contribuições teóricas/metodológicas
Poucos trabalhos têm realizado Análises de Riscos Ambientais para o setor logístico, em especial no que se refere aos estudos de magnitude dos eventos decorrentes de incêndios em caminhões-tanques. Este trabalho auxilia no planejamento territorial e atendimento a emergência ambiental.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho constitui um avanço nos estudos sobre gestão dos impactos ambientais gerados pelos incêndios, haja vista que estes eventos são capazes de tirar vidas, paralisar atividades socioeconômicas e destruírem o patrimônio cultural, material e imaterial, constituído ao longo de gerações.