Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
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Tema

Tópicos Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - WILSON PIMENTA DA SILVA D'ÁVILA
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus Linhares

Reumo

Objetivo do estudo
Proceder uma Análise de Risco Ambiental decorrente de vazamento de combustível seguido de incêndio proveniente de um caminhão-tanque em rodovia, em especial no que se refere à estimativa da magnitude dos fluxos térmicos gerados neste cenário acidental.
Relevância/originalidade
Certamente uma das palavras de ordem do momento chama-se sustentabilidade. Assim, a questão socioambiental é uma realidade não somente para o setor produtivo, mas também para o setor logístico, haja vista a importância que o modal rodoviário assumiu no território brasileiro.
Metodologia/abordagem
Foi realizada revisão bibliográfica para definir o modelo matemático a ser utilizado. O modelo proposto por Mudan (1984) foi escolhido para estimar a geometria das chamas, tal como diâmetro máximo da poça (D), comprimento da chama (H) e fluxos térmicos emitidos (q").
Principais resultados
Em áreas urbanas os fluxos térmicos podem alcançar instalações comerciais, residenciais, dentre outras. Embora existam limitações, a Análise de Risco Ambiental realizada permitiu demonstrar a importância desta ferramenta enquanto instrumento de proteção social e responsabilidade socioambiental.
Contribuições teóricas/metodológicas
Poucos trabalhos têm realizado Análises de Riscos Ambientais para o setor logístico, em especial no que se refere aos estudos de magnitude dos eventos decorrentes de incêndios em caminhões-tanques. Este trabalho auxilia no planejamento territorial e atendimento a emergência ambiental.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho constitui um avanço nos estudos sobre gestão dos impactos ambientais gerados pelos incêndios, haja vista que estes eventos são capazes de tirar vidas, paralisar atividades socioeconômicas e destruírem o patrimônio cultural, material e imaterial, constituído ao longo de gerações.

Abstract

Study goals
Carry out an Environmental Risk Analysis resulting from fuel leakage followed by fire from a tanker truck on the highway, especially with regard to estimating the magnitude of the thermal flows generated in this accidental scenario.
Relevance / originality
Certainly one of the watchwords of the moment is called sustainability. Thus, the socio-environmental issue is a reality not only for the productive sector, but also for the logistics sector, given the importance that the road modal has assumed in Brazilian territory.
Methodology / approach
A bibliographic review was performed to define the mathematical model to be used. The model proposed by Mudan (1984) was chosen to estimate the geometry of the flames, such as maximum pool diameter (D), flame length (H) and emitted heat fluxes (q").
Main results
In urban areas, thermal flows can reach commercial and residential facilities, among others. Although there are limitations, the Environmental Risk Analysis carried out made it possible to demonstrate the importance of this tool as an instrument of social protection and socio-environmental responsibility.
Theoretical / methodological contributions
Few studies have carried out Environmental Risk Analysis for the logistics sector, especially with regard to studies of the magnitude of events resulting from fires in tank trucks. This work assists in territorial planning and environmental emergency response.
Social / management contributions
This work constitutes an advance in studies on the management of environmental impacts generated by fires, given that these events are capable of taking lives, paralyzing socioeconomic activities and destroying cultural, material and immaterial heritage, constituted over generations.