Resumo

Título do Artigo

OS EFEITOS DE PROGRAMAS HABITACIONAIS NA (RE)CONFIGURAÇÃO DO MERCADO MOBILIÁRIO
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Tema

Administração de Trade, Vendas e Canais de distribuição

Autores

Nome
1 - Daniela Caldas Acosta
UEM -Universidade Estadual de Maringá - PPA - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Tem por objetivo demonstrar a capacidade de agência que programas habitacionais governamentais têm para produzir novos arranjos no mercado mobiliário.
Relevância/originalidade
Este estudo trata da (re)configuração de mercado pela ótica dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), no que tange a adequação da oferta para o atendimento das necessidades de consumo dos moradores, exclusivamente, de beneficiários de programas habitacionais.
Metodologia/abordagem
De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada a partir de dados disponibilizados por órgãos públicos, reportagens e matérias do assunto, também, por meio de entrevistas com representantes da construção civil e do varejo de itens de mobiliário.
Principais resultados
O estudo indicou, especificamente, que o setor mobiliário responde à dinâmica das novas habitações com implementações em seus produtos e serviços, assim como, na aplicação de novas práticas de mercado e de marketing para adequar sua oferta ao atendimento dos clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
A compreensão acerca da articulação que um coletivo de atores de mercado realiza para criar práticas de mercado para (re)configurar o mercado avança para um maior entendimento de como o mercado também pode ser explicado pela perspectiva de marketing.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição o estudo revela que a aplicação de programas habitacionais e políticas públicas complementares impactam na (re)configuração do mercado, de forma duradoura e num curto período de tempo, ocasionando inovações em produtos, na oferta e na gestão dos negócios.

Abstract

Study goals
It aims to demonstrate the agency capacity of government housing programs to produce new arrangements in the furniture market.
Relevance / originality
This study deals with the (re)configuration of the market from the perspective of Constructivist Market Studies (EMC), regarding the adequacy of the offer to meet the consumption needs of residents, exclusively, beneficiaries of housing programs.
Methodology / approach
Of a qualitative nature, the research was carried out from data made available by public agencies, reports and articles on the subject, also through interviews with representatives of civil construction and the retail of furniture items.
Main results
The study specifically indicated that the furniture sector responds to the dynamics of new housing with implementations in its products and services, as well as in the application of new market and marketing practices practices to adapt its offer to customer service.
Theoretical / methodological contributions
The understanding of the articulation that a collective of market actors performs to create market practices to (re)configure the market advances towards a greater understanding of how the market can also be explained from the marketing perspective.
Social / management contributions
As a contribution, the study reveals that the application of housing programs and complementary public policies impact on the (re)configuration of markets, in a lasting way and in a short period of time, causing innovations in products, in the offer and in