Objetivo do estudo
Tem por objetivo demonstrar a capacidade de agência que programas habitacionais governamentais têm para produzir novos arranjos no mercado mobiliário.
Relevância/originalidade
Este estudo trata da (re)configuração de mercado pela ótica dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), no que tange a adequação da oferta para o atendimento das necessidades de consumo dos moradores, exclusivamente, de beneficiários de programas habitacionais.
Metodologia/abordagem
De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada a partir de dados disponibilizados por órgãos públicos, reportagens e matérias do assunto, também, por meio de entrevistas com representantes da construção civil e do varejo de itens de mobiliário.
Principais resultados
O estudo indicou, especificamente, que o setor mobiliário responde à dinâmica das novas habitações com implementações em seus produtos e serviços, assim como, na aplicação de novas práticas de mercado e de marketing para adequar sua oferta ao atendimento dos clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
A compreensão acerca da articulação que um coletivo de atores de mercado realiza para criar práticas de mercado para (re)configurar o mercado avança para um maior entendimento de como o mercado também pode ser explicado pela perspectiva de marketing.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição o estudo revela que a aplicação de programas habitacionais e políticas públicas complementares impactam na (re)configuração do mercado, de forma duradoura e num curto período de tempo, ocasionando inovações em produtos, na oferta e na gestão dos negócios.