Resumo

Título do Artigo

CONHECIMENTO PRÉVIO E REDE DE RELAÇÃO: ASPECTOS DA EFETUAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS BRASILEIRAS BORN GLOBALS
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Adriana de Castro Pires
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Universidade Nove de Julho

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender como os aspectos da efetuação (conhecimento prévio e rede relação), impulsionaram o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras born globals.
Relevância/originalidade
Compreender o comportamento do empreendedor internacional no desenvolvimento de pequenas empresas que se lançam no mercado internacional em um curto espaço de tempo, se mostra interessante pelos aspectos econômicos e sociais que emergem deste estudo.
Metodologia/abordagem
Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e interpretativista, cujos dados coletados são de natureza primária (entrevistas semi estruturadas) e secundária (evidências documentais).
Principais resultados
Como resultado, o estudo nos mostrou que os empreendedores internacionais utilizam todo o seu conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória, aliado à sua rede de relação, para desenvolver e internacionalizar suas pequenas empresas de modo acelerado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo avança no conhecimento sobre a teoria da efetuação, e principalmente, explora aspectos dos empreendedores de pequenas empresas brasileiras que rapidamente se colocam no mercado global.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais ficam a cargo da importância econômica que estas empresas representam, além de avanços na inovação dos nichos em que atuam.

Abstract

Study goals
Understand how the aspects of effectuation (prior knowledge and relationship network), boosted the development of small Brazilian born global companies.
Relevance / originality
Understanding the behavior of the international entrepreneur in the development of small companies that launch themselves in the international market in a short period of time is interesting due to the economic and social aspects that emerge from this study.
Methodology / approach
This is a qualitative, exploratory and interpretive study, whose data collected are primary (semi-structured interviews) and secondary (documentary evidence).
Main results
As a result, the study showed that international entrepreneurs use all their knowledge acquired along their trajectory, combined with their relationship network, to develop and internationalize their small businesses in an accelerated way.
Theoretical / methodological contributions
The study advances the knowledge about the effectuation theory, and mainly, explores aspects of the entrepreneurs of small Brazilian companies that quickly place themselves in the global market.
Social / management contributions
Social contributions are in charge of the economic importance that these companies represent, in addition to advances in innovation in the niches in which they operate.