Objetivo do estudo
Compreender como os aspectos da efetuação (conhecimento prévio e rede relação), impulsionaram o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras born globals.
Relevância/originalidade
Compreender o comportamento do empreendedor internacional no desenvolvimento de pequenas empresas que se lançam no mercado internacional em um curto espaço de tempo, se mostra interessante pelos aspectos econômicos e sociais que emergem deste estudo.
Metodologia/abordagem
Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e interpretativista, cujos dados coletados são de natureza primária (entrevistas semi estruturadas) e secundária (evidências documentais).
Principais resultados
Como resultado, o estudo nos mostrou que os empreendedores internacionais utilizam todo o seu conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória, aliado à sua rede de relação, para desenvolver e internacionalizar suas pequenas empresas de modo acelerado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo avança no conhecimento sobre a teoria da efetuação, e principalmente, explora aspectos dos empreendedores de pequenas empresas brasileiras que rapidamente se colocam no mercado global.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais ficam a cargo da importância econômica que estas empresas representam, além de avanços na inovação dos nichos em que atuam.