Objetivo do estudo
Mapear quais os tipos de inteligência predominantes nas profissões no Brasil e qual a sua relação com a demanda do mercado de trabalho e elencar quais inteligências são requisitadas em cada profissão por nível educacional
Relevância/originalidade
Mapear os tipos de inteligências múltiplas e a inteligência emocional presentes na população brasileira, direcionando as lacunas nas formações e fomentando processos de inovação.
Metodologia/abordagem
As profissões serão problematizadas para se extrair os aspectos centrais em relação a um dia de trabalho A partir da escolha das profissões, categorização por nível educacional e descrição das principais atividades exercidas, chega-se a tabela de escala de predominância das inteligências.
Principais resultados
É possível observar que para as mais diversas profissões, existe um balanceamento das inteligências exigidas. Uma exceção ocorre na inteligência musical, nela nota-se extremos, onde muitas profissões não exigem esse tipo de inteligência e outras são extremamente exigidas.
Contribuições teóricas/metodológicas
No conceito de inteligências múltiplas criado por Gardner (1983), ele define sete tipos de inteligências, sendo que o indivíduo pode ter todos os tipos de inteligências com diferentes aptidões.
Contribuições sociais/para a gestão
No mercado de trabalho, mapeando as inteligências de cada indivíduo, é possível direcionar as atividades de acordo com as habilidades de cada um e assim, aumentar a produtividade e inovação em projetos coletivos.