Resumo

Título do Artigo

EMOÇÕES A FLOR DA PELE: A RELAÇÃO ENTRE AS FALHAS DO EMPREENDEDOR E OS ASPECTOS AFETIVOS
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Juliane da Costa Evangelista
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - memorial
2 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - ALESSANDRA CASSIA DE MEDEIROS DELLAQUILA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
a) investigar as potenciais inter-relações entre a afetividade do empreendedor e as falhas; b) levantar os aspectos afetivos que impulsionam os empreendedores a falharem; c) identificar os aspectos afetivos que os empreendedores apresentam ao falharem;
Relevância/originalidade
O tema se torna relevante diante da escassez de estudos que abordam as falhas em um contexto individual no qual o empreendedor assume o protagonismo e que suas emoções podem afetar diretamente o negócio.
Metodologia/abordagem
O método utilizado é o qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas.
Principais resultados
Os resultados demonstraram que os aspectos afetivos se relacionam com as falhas dos empreendedores impulsionando a ocorrência das falhas e que perduram após o evento da falha.
Contribuições teóricas/metodológicas
O propósito é o de trazer contribuições para o debate sobre como a afetividade podem impactar os empreendedores. Estas evidências apresentam uma lacuna a ser pesquisada.
Contribuições sociais/para a gestão
Esse estudo contribui no aspecto de retirar o estigma da falha como algo que traz apenas consequências negativas ao empreendedor auxiliando no processo de aprendizagem.

Abstract

Study goals
a) investigate potential interrelationships between the entrepreneur's activity and failures; b) raise the affective aspects that drive entrepreneurs to fail; c) identify the affective aspects that entrepreneurs present;
Relevance / originality
The topic becomes relevant in view of the scarcity of studies that address failures in an individual context in which the entrepreneur takes the lead and in which his emotions can directly affect the business.
Methodology / approach
The method used is qualitative, descriptive and exploratory. Data collection was carried out through interviews.
Main results
The results showed that the affective aspects are related to the failures of entrepreneurs, driving the occurrence of failures and that persist after the failure event.
Theoretical / methodological contributions
The purpose is to bring contributions to the debate on how affectivity can impact entrepreneurs. This evidence presents a gap to be investigated.
Social / management contributions
This study contributes to the aspect of removing the stigma of failure as something that only brings negative consequences to the entrepreneur, helping in the learning process.