Objetivo do estudo
O estudo objetiva examinar a identidade social dos empreendedores e como ela influencia o comportamento efetual.
Relevância/originalidade
O estudo contribui com a teoria revelando que há identidades sociais híbridas, o que modifica o comportamento efetual ou causal ao longo do tempo.
Metodologia/abordagem
Optou-se pela história de vida, pois, nesse método, são reveladas as ações de gestão do negócio que guardam relação com os aspectos subjetivos do ator, evidenciando os dados em maior profundidade A análise de conteúdo foi realizada com apoio do software Atlas
Principais resultados
Os resultados evidenciam que o empreendedor privilegia determinado comportamento de acordo com os traços de sua identidade social que são mais salientes e o movem em uma direção de ação.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui com a teoria revelando que há identidades sociais híbridas o que modifica o comportamento efetual ou causal ao longo do tempo.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui socialmente indicando que nas ações empreendedoras pode haver uma dicotomia entre o ‘eu pessoal’ e o ‘eu social’ e que, se isso for adequadamente explorado, os negócios podem ter diferenciais para seu desenvolvimento, explorando melhor os traços da identidade dos empreendedores