Resumo

Título do Artigo

IDENTIDADE SOCIAL DO EMPREENDEDOR, EFETUAÇÃO E CAUSAÇÃO: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Antonio Donizete Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo objetiva examinar a identidade social dos empreendedores e como ela influencia o comportamento efetual.
Relevância/originalidade
O estudo contribui com a teoria revelando que há identidades sociais híbridas, o que modifica o comportamento efetual ou causal ao longo do tempo.
Metodologia/abordagem
Optou-se pela história de vida, pois, nesse método, são reveladas as ações de gestão do negócio que guardam relação com os aspectos subjetivos do ator, evidenciando os dados em maior profundidade A análise de conteúdo foi realizada com apoio do software Atlas
Principais resultados
Os resultados evidenciam que o empreendedor privilegia determinado comportamento de acordo com os traços de sua identidade social que são mais salientes e o movem em uma direção de ação.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui com a teoria revelando que há identidades sociais híbridas o que modifica o comportamento efetual ou causal ao longo do tempo.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui socialmente indicando que nas ações empreendedoras pode haver uma dicotomia entre o ‘eu pessoal’ e o ‘eu social’ e que, se isso for adequadamente explorado, os negócios podem ter diferenciais para seu desenvolvimento, explorando melhor os traços da identidade dos empreendedores

Abstract

Study goals
The study aims to examine the social identity of entrepreneurs and how it influences effectual behavior.
Relevance / originality
The study contributes to the theory by revealing that there are hybrid social identities, which change effectual or causal behavior over time.
Methodology / approach
The life story was chosen because, in this method, the business management actions that are related to the actor's subjective aspects are revealed, evidencing the data in greater depth The content analysis was carried out with the support of the Atlas
Main results
The results show that the entrepreneur privileges a certain behavior according to the traits of his social identity that are more salient and move him in a direction of action.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to the theory by revealing that there are hybrid social identities which modify effectual or causal behavior over time.
Social / management contributions
It contributes socially by indicating that in entrepreneurial actions there can be a dichotomy between the 'personal self' and the 'social self' and that, if this is properly explored, businesses can have differentials for their development.