Resumo

Título do Artigo

A IDENTIDADE PESSOAL DO EMPREENDEDOR COMO BASE DO COMPORTAMENTO EFETUAL
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Antonio Donizete Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
2 - Edmilson de Oliveira Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo objetivou examinar como a identidade pessoal embasa o comportamento efetual de empreendedores.
Relevância/originalidade
Os achados são três: 1) a identidade pessoal relaciona-se ao desenvolvimento do negócio e à aversão ao risco; 2) a identidade pessoal relaciona-se a comportamentos causais ou efetuais 3) Os meios efetuais (identidade, conhecimento e relações) possuem dinâmicas e interrelações próprias.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é qualitativa/exploratória com uma amostra de 12 casos estudados a partir de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo realizada com o software Atlas.ti.
Principais resultados
Os resultados evidenciam influência direta da identidade nos meios efetuais do conhecimento e da rede de relação, revelando comportamentos intuitivos ou planejados conforme há maior paixão do empreendedor pelo objeto do negócio ou pelo negócio em si.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas revelam dinâmicas pouco estudadas da teoria da efetuação em relação às interrelações dos meios efetuais e também sobre a identidade pessoal e o desenvolvimento do negócio e a aversão aos riscos assumidos no negócio.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais revelam que quanto mais paixão o empreendedor tem por suas atividades empreendedoras, maior tende a ser a mescla entre aspectos pessoais e profissionais em seu trabalho, tornando a jornada empreendedora uma jornada também de autoconhecimento e de realização pessoal.

Abstract

Study goals
The study aimed to examine how personal identity underpins the effective behavior of entrepreneurs.
Relevance / originality
The findings are threefold: 1) personal identity is related to business development and risk aversion; 2) personal identity is related to causal or effectual behaviors 3) The effectual means (identity, knowledge and relationships) have their own dynamics and interrelationships.
Methodology / approach
The research is qualitative/exploratory with a sample of 12 cases studied from semi-structured interviews and content analysis performed with Atlas.ti software.
Main results
The results show a direct influence of identity on the effective means of knowledge and the relationship network, revealing intuitive or planned behaviors according to the entrepreneur's greater passion for the object of the business or for the business itself.
Theoretical / methodological contributions
Theoretical contributions reveal little studied dynamics of effectuation theory in relation to the interrelationships of effectual means and also on personal identity and business development and aversion to the risks assumed in the business.
Social / management contributions
Social contributions reveal that the more passion the entrepreneur has for his entrepreneurial activities, the greater the mix between personal and professional aspects in his work, making the entrepreneurial journey also a journey of self-knowledge and personal fulfillment.