Objetivo do estudo
O estudo objetivou examinar como a identidade pessoal embasa o comportamento efetual de empreendedores.
Relevância/originalidade
Os achados são três: 1) a identidade pessoal relaciona-se ao desenvolvimento do negócio e à aversão ao risco; 2) a identidade pessoal relaciona-se a comportamentos causais ou efetuais 3) Os meios efetuais (identidade, conhecimento e relações) possuem dinâmicas e interrelações próprias.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é qualitativa/exploratória com uma amostra de 12 casos estudados a partir de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo realizada com o software Atlas.ti.
Principais resultados
Os resultados evidenciam influência direta da identidade nos meios efetuais do conhecimento e da rede de relação, revelando comportamentos intuitivos ou planejados conforme há maior paixão do empreendedor pelo objeto do negócio ou pelo negócio em si.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas revelam dinâmicas pouco estudadas da teoria da efetuação em relação às interrelações dos meios efetuais e também sobre a identidade pessoal e o desenvolvimento do negócio e a aversão aos riscos assumidos no negócio.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais revelam que quanto mais paixão o empreendedor tem por suas atividades empreendedoras, maior tende a ser a mescla entre aspectos pessoais e profissionais em seu trabalho, tornando a jornada empreendedora uma jornada também de autoconhecimento e de realização pessoal.