Resumo

Título do Artigo

Evolução dos modelos de incubadoras de empresas no contexto da transformação digital
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Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Ernani José Fortunato Lisbôa Enke
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
2 - Ronise Suzuki de Oliveira
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3 - Thyago Bachim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Dariane Beatriz Schoffen Enke
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Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem por objetivo identificar modelos de incubadoras de empresas, e verificar se existe uma evolução dessas estruturas no contexto da transformação digital impulsionada pela pandemia do coronavírus.
Relevância/originalidade
Os modelos de incubadoras de empresas têm evoluído como forma de atender as necessidades das startups, mas pouco se sabe sobre esta evolução no cenário de transformação digital, se estão adotando novas práticas, e como isso pode afetar a sociedade.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa tem uma finalidade descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão sistemática da literatura. A partir de fontes secundárias, considera a coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico, com consulta às bases de dados SCOPUS e Web of Science.
Principais resultados
As incubadoras de empresas precisam fortalecer suas capacidades para continuar atraindo empreendedores, sendo que seus gestores identificam a necessidade do uso de ambientes virtuais, especialmente incubadoras virtuais, que podem ser favorecidas por tecnologias digitais, especialmente cloud computing.
Contribuições teóricas/metodológicas
Há uma escassez de publicações sobre incubadoras virtuais, cada vez mais necessárias conforme os gestores. No campo do empreendedorismo, este estudo indica a abertura de novas vias de pesquisa para investigações que podem envolver o uso de tecnologias digitais nessas estruturas.
Contribuições sociais/para a gestão
A atuação de incubadoras virtuais tende a ampliar o alcance com relação a sua área de atuação geográfica, favorecendo o desenvolvimento regional e nacional. Evidencia-se, também, que a incubação virtual pode ser uma fonte de receita escalável para seus modelos de negócios.

Abstract

Study goals
This study aims to identify models of business incubators, and check if there is an evolution of these structures in the context of the digital transformation driven by the coronavirus pandemic.
Relevance / originality
Business incubator models have evolved as a way to meet the needs of startups, but little is known about this evolution in the digital transformation scenario, whether they are adopting new practices, and how this can affect society.
Methodology / approach
This research has a descriptive purpose, with a qualitative approach, based on a systematic literature review. Based on secondary sources, it considers data collection through a bibliographic survey, with consultation of the SCOPUS and Web of Science databases.
Main results
Business incubators need to strengthen their capacities to continue attracting entrepreneurs, and their managers identify the need to use virtual environments, especially virtual incubators, which can be favored by digital technologies, especially cloud computing.
Theoretical / methodological contributions
There is a shortage of publications on virtual incubators, which are increasingly needed by managers. This study indicates the opening of new avenues of research for investigations that may involve the use of digital technologies in these structures.
Social / management contributions
The performance of virtual incubators tends to expand their reach in relation to their geographic area of operation, favoring regional and national development. It is also evident that virtual incubation can be a scalable source of revenue for their business models.