Resumo

Título do Artigo

A CARACTERIZAÇÃO DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NAS DIMENSÕES DE PERSONALIDADE DA MARCA SOB A ÓTICA DE ALUNOS E EGRESSOS
Abrir Arquivo

Tema

Administração de marcas

Autores

Nome
1 - Nayara Cristina Mendonça Zanata
UFU - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS (FAGEN)
2 - Aleandra da Silva Figueira Sampaio
Universidade Federal de Uberlandia - UFU - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Thaís Moura Martins dos Santos
-
4 - Verônica Angélica Freitas de Paula
UFU - FAGEN

Reumo

Objetivo do estudo
Caracterizar as dimensões da personalidade de marca de uma universidade federal sob a ótica de alunos e egressos de cursos de graduação ofertados na cidade de Uberlândia.
Relevância/originalidade
O ambiente educacional sofreu diversas transformações, como o alto índice de competitividade e o surgimento de novas instituições de ensino superior privadas e públicas, e o fortalecimento da marca é um dos possíveis diferenciais das instituições educacionais.
Metodologia/abordagem
A pesquisa tem abordagem quantitativa descritiva e amostragem aleatória simples, com coleta de dados via survey, usando a Escala de Dimensões de Personalidade de Marca de Muniz e Marchetti (2012), que moldaram a escala de Aaker (1997) ao contexto brasileiro.
Principais resultados
Os resultados evidenciam que a dimensão Credibilidade é percebida, precipuamente, com destaque para “Eu acredito que a UFU é respeitável”, “Eu acredito que a UFU é responsável” e “Eu acredito que a UFU é confiável”.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ao confirmar a hipótese proposta, o artigo contribui para o avanço dos estudos sobre personalidade de marca, em especial ao aplicar a escala a universidade pública brasileira.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo traz informações sobre o principal cliente da universidade (o aluno) e assim os gestores universitários podem buscar decisões institucionais que levem em consideração os anseios dos alunos e reflitam os valores como parte dos projetos da instituição.

Abstract

Study goals
To characterize the dimensions of the brand personality of a federal university from the perspective of students and graduates of undergraduate courses offered in the city of Uberlândia.
Relevance / originality
The educational environment has undergone several transformations, such as the high level of competitiveness and the emergence of new private and public higher education institutions, and the strengthening of the brand is one of the possible differentials for educational institutions.
Methodology / approach
The research has a quantitative descriptive approach and simple random sampling, with data collection via survey. The instrument used is the Brand Personality Dimensions Scale proposed by Muniz and Marchetti (2012), which molded Aaker's (1997) scale to the Brazilian context.
Main results
The results evidence that the Credibility dimension is perceived, precipitously, with emphasis on "I believe UFU is respectable", "I believe UFU is responsible" and "I believe UFU is trustworthy".
Theoretical / methodological contributions
By confirming the proposed hypothesis, the article contributes to the advancement of studies on brand personality, in particular by applying the scale to a Brazilian public university.
Social / management contributions
The study provides information about the university's primary customer (the student); therefore, university managers can seek institutional decisions considering the students' wishes and reflect the values as part of the institution's projects.