Resumo

Título do Artigo

AS REDES SOCIAIS COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO
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Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Iara Cristina de Fátima Mola
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
3 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Objetivo do estudo
O presente estudo objetiva depreender qual a percepção de alunos de Administração, dos níveis fundamental e médio, no que tange ao uso das redes sociais por parte da própria instituição na qual se dá o seu processo de formação nessa área.
Relevância/originalidade
Embora identificados alguns estudos relativos ao uso das redes sociais no processo de aprendizagem do ensino superior em Administração, nada se localizou em relação a pesquisas que contemplassem a percepção dos alunos de Administração dos níveis fundamental e médio a esse respeito.
Metodologia/abordagem
O artigo adotou o estudo de caso, tendo sido aplicado um questionário a uma amostra de 410 alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Germinare (Instituto J&F). Os resultados foram analisados conforme os pressupostos teóricos extraídos do campo da educomunicação.
Principais resultados
Segundo a percepção dos alunos, as redes sociais relativas à Escola parecem se caracterizar de duas maneiras: como veículos simultaneamente informativos e formativos, além de ainda lhes conferir visibilidade como discentes, dentro e fora do próprio espaço (físico e virtual) da Instituição.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa espera somar àqueles estudos que se debruçam sobre o uso das redes sociais como potenciais recursos no processo de ensino-aprendizagem no contexto de Administração, especialmente no das escolas de nível técnico, sobre as quais nada foi encontrado nesse sentido.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera ainda, mediante os resultados apresentados, incentivar a adesão às redes sociais (via um projeto pedagógico próprio) por parte de outras escolas que formem jovens administradores, que também precisarão lidar com as complexidades constitutivas dos avanços da tecnologia, inclusive nas redes sociais.

Abstract

Study goals
The present study aims to understand the perception of Business Administration students, from elementary and middle levels, regarding the use of social networks by the institution itself in which their training process in this area takes place.
Relevance / originality
Although some studies related to the use of social networks in the learning process of higher education in Administration were identified, nothing was found in relation to research that contemplated the perception of Administration students from the fundamental and secondary levels in
Methodology / approach
The article adopted the case study, having applied a questionnaire to a sample of 410 elementary and high school students from Escola Germinare (Instituto J&F). The results were analyzed according to the theoretical assumptions extracted from the field of educommunication
Main results
According to the students' perception, the social networks related to the School seem to be characterized in two ways: as both informative and formative vehicles, in addition to giving them visibility as students, inside and outside the institution's own space
Theoretical / methodological contributions
The research hopes to add to those studies that focus on the use of social networks as potential resources in the teaching-learning process in the context of Administration, especially in the technical level schools, about which nothing was found in this sense.
Social / management contributions
It hopes to encourage adherence to social networks (via its own pedagogical project) by other schools that train young administrators, who will also need to deal with the constitutive complexities of advances in technology, including in social networks.