Objetivo do estudo
O presente estudo objetiva depreender qual a percepção de alunos de Administração, dos níveis fundamental e médio, no que tange ao uso das redes sociais por parte da própria instituição na qual se dá o seu processo de formação nessa área.
Relevância/originalidade
Embora identificados alguns estudos relativos ao uso das redes sociais no processo de aprendizagem do ensino superior em Administração, nada se localizou em relação a pesquisas que contemplassem a percepção dos alunos de Administração dos níveis fundamental e médio a esse respeito.
Metodologia/abordagem
O artigo adotou o estudo de caso, tendo sido aplicado um questionário a uma amostra de 410 alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Germinare (Instituto J&F). Os resultados foram analisados conforme os pressupostos teóricos extraídos do campo da educomunicação.
Principais resultados
Segundo a percepção dos alunos, as redes sociais relativas à Escola parecem se caracterizar de duas maneiras: como veículos simultaneamente informativos e formativos, além de ainda lhes conferir visibilidade como discentes, dentro e fora do próprio espaço (físico e virtual) da Instituição.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa espera somar àqueles estudos que se debruçam sobre o uso das redes sociais como potenciais recursos no processo de ensino-aprendizagem no contexto de Administração, especialmente no das escolas de nível técnico, sobre as quais nada foi encontrado nesse sentido.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera ainda, mediante os resultados apresentados, incentivar a adesão às redes sociais (via um projeto pedagógico próprio) por parte de outras escolas que formem jovens administradores, que também precisarão lidar com as complexidades constitutivas dos avanços da tecnologia, inclusive nas redes sociais.