Objetivo do estudo
Compreender a gestão das mídias sociais dos clubes de futebol Atlético Mineiro (CAM) e Cruzeiro Esporte Clube
Relevância/originalidade
A proximidade e a interatividade com os torcedores por meio da internet podem facilitar para as administrações dos clubes pensarem em estratégias de gestão, ações de marketing e promoção de eventos, com o entendimento da tendência de comportamento de seus seguidores.
Metodologia/abordagem
Pesquisa survey, com a aplicação de um questionário online como meio de obter informações e práticas em relação aos torcedores dos times. Observação não participante por meio da investigação e análise das redes sociais dos times (Twitter e Instagram).
Principais resultados
Demonstrou a interação das mídias sociais dos dois clubes com os seus torcedores, analisando o tipo de conteúdo mais identificado, a maneira como é feita essa comunicação e a opinião dos torcedores quanto a essas estratégias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dada a importância das receitas para a sustentabilidade dos times de futebol, o marketing digital através das redes sociais dessas instituições é primordial para o contato com o público e um meio de divulgação da marca.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresentou respostas e elucidações sobre a maneira como os torcedores veem e se comunicam com as redes sociais do Atlético-MG e do Cruzeiro, de que forma essas instituições utilizam suas redes sociais e pontos relevantes de aprimoramento para os times.