Resumo

Título do Artigo

MÍDIAS SOCIAIS: O COMPORTAMENTO DOS TORCEDORES DO ATLÉTICO MINEIRO E CRUZEIRO NAS REDES SOCIAIS OFICIAIS DOS CLUBES
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Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Ivan Gonçalves Grossi
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - CAMPOS TANCREDO NEVES
2 - Paula Karina Salume
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC
3 - Geraldo Magela Jardim Barra
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - DECAC

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender a gestão das mídias sociais dos clubes de futebol Atlético Mineiro (CAM) e Cruzeiro Esporte Clube
Relevância/originalidade
A proximidade e a interatividade com os torcedores por meio da internet podem facilitar para as administrações dos clubes pensarem em estratégias de gestão, ações de marketing e promoção de eventos, com o entendimento da tendência de comportamento de seus seguidores.
Metodologia/abordagem
Pesquisa survey, com a aplicação de um questionário online como meio de obter informações e práticas em relação aos torcedores dos times. Observação não participante por meio da investigação e análise das redes sociais dos times (Twitter e Instagram).
Principais resultados
Demonstrou a interação das mídias sociais dos dois clubes com os seus torcedores, analisando o tipo de conteúdo mais identificado, a maneira como é feita essa comunicação e a opinião dos torcedores quanto a essas estratégias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dada a importância das receitas para a sustentabilidade dos times de futebol, o marketing digital através das redes sociais dessas instituições é primordial para o contato com o público e um meio de divulgação da marca.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresentou respostas e elucidações sobre a maneira como os torcedores veem e se comunicam com as redes sociais do Atlético-MG e do Cruzeiro, de que forma essas instituições utilizam suas redes sociais e pontos relevantes de aprimoramento para os times.

Abstract

Study goals
Understand the management of social media of football clubs Atlético Mineiro (CAM) and Cruzeiro Esporte Clube
Relevance / originality
The proximity and interactivity with fans through the internet can make it easier for club administrations to think about management strategies, marketing actions and event promotion, with an understanding of the behavior trend of their followers.
Methodology / approach
Survey research, with the application of an online questionnaire as a means of obtaining information and practices in relation to the fans of the teams. Non-participant observation through investigation and analysis of the teams' social networks (Twitter and Instagram).
Main results
It demonstrated the interaction of the two clubs' social media with their fans, analyzing the type of content most identified, the way in which this communication is carried out and the opinion of the fans regarding these strategies.
Theoretical / methodological contributions
Given the importance of revenues for the sustainability of football teams, digital marketing through the social networks of these institutions is essential for contact with the public and a means of promoting the brand.
Social / management contributions
The study presented answers and elucidations about the way fans see and communicate with the social networks of Atlético-MG and Cruzeiro, how these institutions use their social networks and relevant points of improvement for the teams.