Resumo

Título do Artigo

Vi essa notícia e pensei em você: o efeito da relevância e da necessidade de aprovação social na disseminação de fake news
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - EDUARDO MESQUITA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Pedro Scrivano
USP - Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
3 - Evandro Luiz Lopes
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento
4 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar, no contexto de uma notícia compartilhada por uma fonte crível, o efeito do envolvimento com a notícia, envolvimento do terceiro com a notícia, necessidade de aprovação social e a credibilidade da notícia na intenção de disseminar fake news.
Relevância/originalidade
Até o momento, não há indícios de estudos que apontem efeitos da relevância para o terceiro e da Necessidade de aprovação social na disseminação de fake news.
Metodologia/abordagem
Para isso, foi realizado um survey estimulado (n=179), cujos dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Principais resultados
Os resultados indicaram que em contexto de uma fonte crível, a percepção de relevância da notícia para o terceiro e a necessidade de aprovação social afetam a intenção de disseminar fake news.
Contribuições teóricas/metodológicas
Uma possível ação por parte de gestores públicos e de marcas seria comunicar essas possíveis “armadilhas” que os indivíduos com alta necessidade de aprovação social caem.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma possível ação por parte de gestores públicos e de marcas seria comunicar essas possíveis “armadilhas” que os indivíduos com alta necessidade de aprovação social caem.

Abstract

Study goals
Analyzing, in the context of news shared by a credible source, the effect of involvement with the news, involvement of the third party with the news, need for social approval and the credibility of the news in the intention of disseminating fake
Relevance / originality
So far, there is no evidence of studies that point out the effects of relevance to the third party and the need for social approval in the dissemination of fake news
Methodology / approach
For this purpose, a stimulated survey was carried out (n=179), whose data were analyzed using Structural Equation Modeling (SEM).
Main results
The results indicated that in the context of a credible source, the perception of relevance of the news to the third party and the need for social approval affect the intention to to disseminate fake news.
Theoretical / methodological contributions
A potential action on the part of public managers and brands would be to communicate these possible “traps” that individuals with a high need for social approval fall into.
Social / management contributions
A potential action on the part of public managers and brands would be to communicate these possible “traps” that individuals with a high need for social approval fall into.