Resumo

Título do Artigo

MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA INTELIGENTE DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UM PEQUENO EMPREENDIMENTO EM FASE DE CONSOLIDAÇÃO DO NEGÓCIO
Abrir Arquivo

Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Italo Fellipe Borges dos Reis
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
2 - Breno Eustáquio da Silva
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum - João Monlevade
3 - LUZIA NUNES DOS SANTOS
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum - João Monlevade
4 - Ana Paula Cota Moreira
Rede de Ensino Doctum - João Monlevade

Reumo

Objetivo do estudo
Geral: descrever a contribuição do marketing digital para potencializar as vendas. Específicos: descrever como aumentar a presença digital das pequenas empresas; explorar as redes sociais para potencializar as vendas; elaborar um planejamento de marketing digital para um empreendimento em fase inicial.
Relevância/originalidade
Justifica-se esse artigo tanto pelo fato de micro e pequenas empresas terem um importante papel na economia do país, quanto pelo fato de o marketing digital não estar ainda sendo utilizado em todo o seu potencial por essas empresas.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, qualitativa, cujos objetivos a caracterizam como pesquisa exploratória de viés descritivo; quanto aos procedimentos foi adotado o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista informal com os gestores e aplicação de questionário formal.
Principais resultados
O estudo apontou a importância de se considerar a jornada de compra do cliente como um dos principais fatores a serem observados na tomada de decisão em termos de estabelecimento de comunicação com os usuários das redes sociais da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo aplicado permitiu exemplificar alguns dos diversos desafios enfrentados pelo empreendedor brasileiro. Também elucidou as contribuições de ferramentas de gestão para diagnóstico, autoanálise e provimento de um plano de ações capaz de aumentar a competitividade do negócio.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa chama atenção para o tratamento inteligente da informação a partir do uso de ferramentas SWOT e 5W2H, que comprovam que uma visão estratégica começa por organizar os dados da empresa e dos usuários das redes sociais.

Abstract

Study goals
General: describe the contribution of digital marketing to boost sales. Specific: describe how to increase the digital presence of small businesses; explore social networks to boost sales; develop a digital marketing plan for an early stage venture.
Relevance / originality
This article is justified both by the fact that micro and small companies have an important role in the country's economy, and by the fact that digital marketing is not yet being used to its full potential by these companies.
Methodology / approach
Applied and qualitative research, whose objectives characterize it as exploratory research with a descriptive bias; as for the procedures, the case study was adopted. Data collection took place through bibliographic research, informal interviews with managers and application of a formal questionnaire.
Main results
The study pointed out the importance of considering the customer's purchase journey as one of the main factors to be observed in decision making in terms of establishing communication with users of the company's social networks.
Theoretical / methodological contributions
The applied study allowed to exemplify some of the diverse challenges faced by the Brazilian entrepreneur. It also clarified the contributions of management tools for diagnosis, self-analysis and provision of an action plan capable of increasing the competitiveness of the business.
Social / management contributions
The research draws attention to the intelligent treatment of information through the use of SWOT and 5W2H tools, which prove that a strategic vision begins with organizing the company's data and the users of social networks.