Objetivo do estudo
Geral: descrever a contribuição do marketing digital para potencializar as vendas. Específicos: descrever como aumentar a presença digital das pequenas empresas; explorar as redes sociais para potencializar as vendas; elaborar um planejamento de marketing digital para um empreendimento em fase inicial.
Relevância/originalidade
Justifica-se esse artigo tanto pelo fato de micro e pequenas empresas terem um importante papel na economia do país, quanto pelo fato de o marketing digital não estar ainda sendo utilizado em todo o seu potencial por essas empresas.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, qualitativa, cujos objetivos a caracterizam como pesquisa exploratória de viés descritivo; quanto aos procedimentos foi adotado o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista informal com os gestores e aplicação de questionário formal.
Principais resultados
O estudo apontou a importância de se considerar a jornada de compra do cliente como um dos principais fatores a serem observados na tomada de decisão em termos de estabelecimento de comunicação com os usuários das redes sociais da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo aplicado permitiu exemplificar alguns dos diversos desafios enfrentados pelo empreendedor brasileiro. Também elucidou as contribuições de ferramentas de gestão para diagnóstico, autoanálise e provimento de um plano de ações capaz de aumentar a competitividade do negócio.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa chama atenção para o tratamento inteligente da informação a partir do uso de ferramentas SWOT e 5W2H, que comprovam que uma visão estratégica começa por organizar os dados da empresa e dos usuários das redes sociais.