Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO MARKETING NA INDÚSTRIA DA BELEZA: FATORES QUE MOTIVAM OS CLIENTES A OPTAREM POR DETERMINADOS PRODUTOS DE CABELO E MAQUIAGEM
Abrir Arquivo

Tema

Estratégias de Marketing

Autores

Nome
1 - Danielle Oliveira Naciso
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Lívia Montanari
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Marisa Leite Gonçalves
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Fabricio Martins Lacerda
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar alguns dos motivos que despertam o interesse dos consumidores por produtos de cabelo e maquiagens de marcas específicas, ao invés dos de outras, e apontar a relevância do marketing em relação a esses fatores no setor da beleza.
Relevância/originalidade
Artigos como o presente são de extrema importância para a elaboração de estratégias de marketing mais eficientes, visto que os indivíduos que compõem o mercado estão constantemente se transformando e, juntamente com esses, suas opiniões e preferências
Metodologia/abordagem
A natureza deste é exploratória descritiva (Malhotra, 2001). Para a realização deste, foi aplicado um questionário online cuja primeira parte das questões identificavam o perfil dos respondentes e a segunda era composta por afirmações aplicadas na escala Likert.
Principais resultados
Resultados satisfatórios foram alcançados com a pesquisa, sendo possível identificar como o marketing pode atuar em alguns aspectos para destacar a empresa em meio a competitividade nessa parte do mercado da indústria da beleza.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho pôde proporcionar ao meio acadêmico um estudo que aponta, de forma precisa e baseada em dados que mostram certas demandas dos consumidores, alguns fatores que são de considerável relevância para posteriores estudos nessa categoria.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo busca também contribuir como mais uma fonte de informação que pode ser utilizada por gestores para o aperfeiçoamento de estratégias empresariais e de marketing.

Abstract

Study goals
Analyze some of the reasons that arouse consumers' interest in hair and makeup products from specific brands rather than others, and point out the marketing relevance in relation to these factors in the beauty sector.
Relevance / originality
Articles like this are extremely important for more efficient marketing strategies, since the people who make up the market are constantly changing as much as their opinions and preferences.
Methodology / approach
The nature of this article is exploratory and descriptive (Malhotra, 2001). For this purpose, an online questionnaire was applied. The first part of the questions identified the respondents profile and the second one was composed of statements applied on the Likert scale.
Main results
The research achieved satisfactory results, making it possible to identify how marketing can act in some aspects to highlight the company in the midst of competitiveness in the beauty industry market.
Theoretical / methodological contributions
The article was able to provide the academic environment a study that points out, precisely and based on data that show certain consumer demands, some factors that are considerably relevant for further studies in this category.
Social / management contributions
This article aims to contribute as another source of information. Information that can be used by managers to improve business and marketing strategies.