Objetivo do estudo
Este estudo tem o objetivo de identificar a influência do isolamento social nas relações entre emoções positiva e negativa, tendência de compra por impulso, valores de compra hedônico e utilitário e depleção do ego no consumo indulgente.
Relevância/originalidade
A originalidade teórica desta pesquisa está nas relações estabelecidas no modelo conceitual. Após pesquisa, não é do conhecimento dos autores, haver pesquisas na literatura que abordam as hipóteses estabelecidas, a partir do modelo conceitual e revisão da literatura.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é quantitativa com análises estatísticas por meio da modelagem de equações estruturais com estimação de ajuste de mínimos quadrados parciais. Uma amostra de 311 estudantes foi utilizada no survey em corte transversal.
Principais resultados
Os principais resultados demonstram que a variável isolamento social percebido, observada atualmente em maiores níveis, em decorrência da pandemia da COVID-19, altera as relações entre emoções negativas, compra por impulso, valores de compra hedônico e utilitário e depleção do ego com a
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica envolve os construtos emoção positiva e negativa, valores de compra, hedônico e utilitário, e a depleção do ego com suas relações com a intenção de compra indulgente e não indulgente afetadas pelo isolamento social.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições gerenciais são apontadas com relação às ferramentas de marketing, que podem alterar os níveis de intenção de compra indulgente e não indulgente de diferentes formas na condição do isolamento social.